O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), está percorrendo diversos municípios com a finalidade de apresentar as vantagens e formas de adesão ao programa ‘Mais Empresas’. A ação tem como estratégia atrair investimentos ao estado, proporcionando mais emprego e renda à população.

O ‘Mais Empresas’ foi criado através da Lei 10.259/15 com o objetivo de promover o desenvolvimento produtivo do estado, por meio da concessão de benefícios fiscais a empreendimentos industriais e agroindustriais, dando sustentabilidade às empresas neste momento de crise, além de garantir a injeção de recursos na economia com a geração e manutenção de postos de trabalho.
Para fazer parte do ‘Mais Empresas’, o empreendimento deverá seguir os seguintes critérios: ser instalado ou ter influência nos municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado; volume de investimentos; número de empregos gerados; ter ligação com as cadeias produtivas regionais; compra de insumos no mercado local, e adoção de medidas de responsabilidade social e ambiental.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, o principal objetivo da iniciativa do governo Flávio Dino é não somente fomentar a criação de novas empresas, mas também zelar pelas empresas existentes. “O programa estimula a vinda de novas empresas para o estado e cuida bem das que estão instaladas há muito tempo no Maranhão”.
Segundo Simplício, o programa traz a possibilidade do verdadeiro adensamento das cadeias produtivas do Maranhão. Por meio dessa parceria entre o Governo do Estado e dos empreendedores, o governo abre mão da sua arrecadação tributária para permitir que esses empreendedores, ao invés de destinar impostos para o Governo do Estado, possam destinar para a ampliação e modernização dos empreendimentos.