Com a participação de 20 agentes efetivas, foi realizado, nessa terça-feira (30), o I Curso de Pistola Básico e Sobrevivência Policial. O treinamento, que ocorreu na sede do Grupo Especial de Operações Penitenciária (Geop), em São Luís, é mais uma medida do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), para qualificar mulheres que trabalham na segurança interna prisional no Maranhão.
O principal objetivo foi preparar as agentes para o correto manuseio de arma. Depois dos ensinamentos teóricos, elas foram instruídas, na etapa prática, no manuseio de armas de fogo e tiro, técnicas de algemação, desmontagem de arma e o correto posicionamento no momento do tiro e técnicas de sobrevivência.
Além das servidoras penitenciárias de São Luís, participaram quatro agentes de Timon e uma de Caxias. O curso, ministrado por agentes do Geop, foi coordenado pela Academia de Gestão Penitenciária (Agepen), em parceria com a Supervisão de Apoio Logístico da Seap.
“As instruções repassadas, que fazem parte das ‘Normas Internacionais de Segurança’, são técnicas que tornarão as servidoras mais aptas para a rotina prisional, de forma segura, por meio do Geop, que é o multiplicador desse trabalho”, lembrou o agente penitenciário e supervisor de Apoio Logístico da Seap, Marcelo Serra.
O treinamento prático contou com dois grupos de 10 pessoas, sendo instruídos simultaneamente. Os agentes do Geop explicaram as principais posições ao portar a arma de fogo, que vão desde o saque até a efetivação do disparo. Todas as agentes foram bem avaliadas no curso.
“É a primeira vez que participo de um curso prático de tiro. Estou grata, pois o Governo do Estado, agora, entende que as mulheres também precisam dessa capacitação”, disse a agente penitenciária da turma de 1989, Rosângela Guimarães. Nádia Luz, que entrou no sistema penitenciário em 2014, disse que é muito importante melhorar o desempenho de suas funções “Espero que ações assim ocorram cada vez mais”.
Publicado em Regional na Edição Nº 15696
Comentários