O Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), está realizando Consulta Pública para definir cursos profissionalizantes a serem ofertados, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a partir dos anseios da população, respeitando as particularidades locais dos onze municípios contemplados. A partir dos resultados, serão criados os perfis vocacionais de cada região.
Uma lista com 54 de cursos estará disponível até o dia 31 de agosto. Os estudantes e os que já concluíram o Ensino Fundamental ou Médio podem selecionar três opções. Os participantes, que devem ter no mínimo 18 anos, podem acessar a ficha no http://secti-ma.net.br/iema-fics.
A carga horária varia entre 24, no curso de Olericultura e 200 horas em outros como o de Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet, Elaborador de Projetos em Políticas Públicas, Produtor Familiar de Cana de Açúcar, Desenvolvedor WEB e Sonoplasta. Para o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, a chamada pública é estratégica para que os alunos, agentes fundamentais do processo educacional, sejam ouvidos.
“Uma das características do governo Flávio Dino é a participação da comunidade. Além de levar Ciência e Tecnologia para lugares onde esta ainda não é uma realidade, o governador determinou que as pessoas tenham oportunidades, que estejam capacitadas para um emprego, para investir em uma carreira, o que só é possível com a oferta de cursos técnicos que correspondam às demandas de cada localidade”, complementou.
A previsão é que sejam beneficiados os municípios de Açailândia, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pindaré, São José de Ribamar, Pedreiras, Santa Inês e São Luís. Além dos CCTs, as aulas acontecerão ainda no Convento das Mercês, na capital. Todas as informações podem ser conferidas no edital nº 2/2015, publicado no site da Secti (http://www.secti.ma.gov.br/).
Publicado em Regional na Edição Nº 15375
Comentários