O governo do Maranhão trabalha para assegurar de forma célere e eficiente a adesão de 267 mil agricultores familiares ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), para assegurar-lhes acesso a créditos agrícolas, ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e ao inventário real dos recursos naturais de suas propriedades rurais.
Uma série de seminários de sensibilização e treinamento para cadastramento junto ao CAR, registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, serão realizados em todas as regiões do Estado. O primeiro deles aconteceu na cidade de Axixá, Região do Munim, com participação significativa de sindicatos rurais, entidades e órgãos que trabalham com planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
O primeiro seminário foi realizado em parceria com a Prefeitura de Axixá e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com o apoio do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste).
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, informou que o Maranhão deve cadastrar nesse programa, cerca de 300 mil imóveis rurais, equivalentes a uma área de 287 milhões hectares.
“A realização dos seminários de capacitação habilitará os representantes de entidades de trabalhadores rurais, equipes das prefeituras municipais e os próprios donos de pequenos imóveis rurais (agricultores familiares) para realizarem o cadastramento ambiental”, explicou o secretário Marcelo Coelho.
O secretário Marcelo afirmou, ainda, que a determinação do governador Flávio Dino é no sentido de estabelecer diálogos permanentes com os mais diversos órgãos e setores da sociedade civil organizada em busca de soluções pactuadas para equacionar os problemas no Maranhão em todas as áreas. Notadamente na agricultura familiar, que representa a maioria dos pequenos proprietários de terras no Estado.
Roberta Barreto, prefeita de Axixá, falou da importância desta ação do governo do Estado, para sensibilizar e qualificar as pessoas que facilitarão o acesso dos pequenos produtores ao programa do CAR. “Garanto o apoio da prefeitura na divulgação e logística de deslocamento da equipe de trabalho”, afirmou a prefeita Roberta Barreto.
A equipe da Sema, responsável pela capacitação ao cadastramento do CAR, atuará intensivamente para cobrir as regionais que reunirão os municípios integrantes do Programa ‘Maranhão Sustentável’, projeto que tem como objetivo combater incêndios e desmatamentos nas áreas rurais do estado.
Comentários