O Maranhão foi representado no evento pela coordenadora estadual de educação profissional e tecnológica da Seduc, Maria Alice Bogéa

Técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram, na semana passada, do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), realizado em Recife-PE. O evento teve por tema ‘Diversidade, Cidadania e Inovação’ e contou com a presença de estudantes e professores dos Institutos Federais e escolas técnicas de todo o Brasil.
Pelo Maranhão, participaram a coordenadora estadual de educação profissional e tecnológica da Seduc, Maria Alice Bogéa, e Gaudino Gusmão, coordenador do eixo tecnologia e inovação da macropolítica educacional, ‘Escola Digna’.
O Fórum é um reconhecimento dos esforços educacionais exercitados por instituições de ensino e seus profissionais, que acreditam na influência dos atos educativos em prol do respeito da diversidade, exercício da cidadania e inovação, muito citada como necessária durante as programações.
A programação foi realizada por meio de conferências, seminários, mesas redondas, palestras, painéis, debates, relato de experiências, exposições e atividades culturais, dando aos participantes a oportunidade de vivenciar atividades desenvolvidas por estudantes de todo o país. O Fórum contou com representantes do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), apresentando projetos de extensão e experiências.
Maria Alice Bogéa destacou que “a realização será um grande incentivo para os estudantes, não só do estado, mas de todo o Brasil, fazendo com que busquem sempre aprimorar seus conhecimentos para expô-los em momentos como esse. O ensino médio integrado em tempo integral e as tecnologias são eixos estruturantes da macropolítica educacional ‘Escola Digna’, do governo Flávio Dino”, ressaltou.
Durante o evento, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) apresentou ao Ministério da Educação (MEC), representado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Machado Feres, relatório sobre estrutura dos Institutos Federais de todo o país. No documento, o Maranhão é destaque como um dos únicos estados brasileiros com estrutura que possa atender aos estudantes.
O III Fórum Mundial teve como objetivo levantar o diálogo da inovação com diversas instituições do país e do mundo.