O Governo do Maranhão ofertará de 130 mil vagas para a 1ª série do Ensino Médio em 719 escolas da Rede Estadual. O regulamento do processo democrático para ingresso dos estudantes na 1ª série do Ensino Médio regular foi divulgado nesta segunda-feira (12). Mais cômodo para os pais e totalmente informatizado, o processo de matrícula para o ano letivo de 2017 foi simplificado para garantir o acesso de milhares de alunos egressos do Ensino Fundamental nas unidades da rede.
"Há vagas para todos os alunos que procurarem a Rede. Nossa meta é garantir acesso e permanência na escola. Por isso, estamos investindo fortemente na melhoria da rede física e também aperfeiçoando a área pedagógica, a fim de que tenhamos uma educação com qualidade em todas as escolas", enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
No período de 19 até o dia 30 deste mês, será aberto o período de pré-matrícula on-line pelo endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br/matrícula2017, destinado a quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do ensino fundamental em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privada.
Nesse momento, os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos; Centros de Educação Integral e escolas conveniadas. Em todas essas o estudante deverá procurar a coordenação da escola.
Ao selecionar a escola o estudante automaticamente assume a vaga disponível na escola de sua preferência. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola. As vagas obedecerão à ordem de acesso ao sistema de matrícula. Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso.
O estudante só terá sua matrícula validada na escola com a entrega da documentação. Caso sejam detectadas inconsistências nos dados fornecidos ou a omissão de informações requeridas, o estudante terá sua pré-matrícula cancelada, e poderá aguardar uma 2ª chamada.
Para os estudantes com dificuldade de acesso à internet, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) colocará à disposição 19 pontos de apoio para a realização da pré-matrícula. A lista dos locais com os respectivos endereços está disponível no portal da Secretaria (www.educacao.ma.gov.br).
Comentários