O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (28), em Cajuapara, povoado do município de Itinga do Maranhão, a pedra fundamental para construção de um Centro de Ensino Médio. Até o próximo ano, o governo deve construir e entregar 47 novos centros que vem sendo construídos em diversos municípios maranhenses. Desse total, 22 estão em fase final de construção e devem ser entregues à população ainda este ano. O investimento do governo é de R$ 36 milhões.
Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; a prefeita do município, Lusivete Botelho; o secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; a secretária-adjunta de Suporte Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Carmen Cassas - que representou o secretário João Bernardo Bringel; vereadores, lideranças comunitárias e moradores locais.
O centro de ensino de Cajuapara terá seis salas de aula e capacidade para atender 630 alunos. A obra está orçada em R$ 746 mil. O prédio terá três blocos (Pedagógico, Administrativo e de Vivência) nos quais vão funcionar sala de informática, biblioteca, secretaria, diretoria e sala para professores, entre outros ambientes.
“Estamos construindo aqui um centro educacional que vai garantir às crianças e aos jovens de Itinga a continuidade dos seus estudos aqui mesmo em Cajuapara. Essa obra vai, com certeza, possibilitar um futuro melhor para o povoado e para o município. Com o ensino médio, esses jovens terão acesso mais rápido aos programas de profissionalização como o Maranhão Profissional, criado pela governadora Roseana Sarney”, disse Luís Fernando Silva.
Cidadania
O povoado de Cajuapara fica a 12 km da sede do município e tem uma população de cerca de 4 mil habitantes. “A construção do Centro de Ensino é a materialização de um sonho da comunidade. Estamos oferecendo a crianças, jovens e adultos a oportunidade de exercer sua cidadania por meio da educação”, destacou Carmen Cassas.
A obra deve ser iniciada no próximo mês e tem prazo de cinco meses para ser concluída. “É mais uma escola que a governadora Roseana Sarney determinou que fosse construída e vai beneficiar o povoado e localidades vizinhas. Portanto, a governadora está investindo fortemente na área da educação”, observou o secretário Hildo Rocha.
É compromisso da governadora Roseana Sarney fazer com que os municípios maranhenses possam ofertar o ensino médio de qualidade, sendo essa uma das principais prioridades do governo. A prefeita do Itinga disse que a construção da escola representa um momento histórico para o povoado que tanto necessitava do beneficio. “É um passo muito importante e estamos de parabéns por esse presente, resultado da parceria entre o governo do Estado e a prefeitura do Itinga”, ressaltou Lusivete Botelho.
A professora aposentada e moradora do povoado, Maria Aurenice Messias Carvalho, que tem seis filhos e 14 netos comemorou com entusiasmo o anúncio da obra. “Para todos que como eu, que têm filhos e netos que vivem aqui, esse é um momento de muita alegria, pois vamos ver nossos filhos concluírem os estudos pertinho de nós, sem sair para outra localidade”, disse. (Elizete Silva)
Comentários