O Governo do Estado lançou, nessa quarta-feira (20), o Edital SECTI Nº 04/2016 – ‘Cadernos Ignácio Rangel de CT&I – que tem como objetivo selecionar textos relativos ao debate e à reflexão de temas relevantes para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. O público-alvo da chamada pública são pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa e estudantes de graduação ou pós-graduação. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti): www.secti.ma.gov.br.
As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho. Os textos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail publicação@secti.ma.gov.br, designando o assunto com o título do edital.
“A proposta do edital, que está em sua segunda edição, é divulgar e reconhecer iniciativas relevantes em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão. Os textos selecionados serão publicados no formato de caderno, impresso e digital, e disponibilizado no site da secretaria para acesso gratuito ao público”, assinalou o secretário da Secti, Jhonatan Almada.
As linhas temáticas do edital abrangem oito eixos: Educação profissional e tecnológica, com foco nos arranjos produtivos locais; Democratização do Acesso à Educação Superior; Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação Tecnológica Aplicada ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar; Inclusão Digital, com foco na cidadania digital e democratização do acesso à internet; Energias Limpas e Renováveis; Potencialização do Centro de Lançamento de Alcântara para o Desenvolvimento Regional; e Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica.
Os textos deverão ser enviados pelos proponentes no formato digital doc ou docx do Word. O conteúdo deverá ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas simples, observando-se os elementos essenciais da escrita de um artigo científico. Os textos deverão ter no mínimo dez e, no máximo, 25 páginas, incluindo as referências.
Mais informações
Ignácio Rangel foi um importante economista maranhense que se destacou nacionalmente pelo empenho na construção do plano nacional de eletrificação brasileiro e participação na criação de empresas de renome nacional tais como Petrobrás, Eletrobrás e BNDE – atual BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social). O maranhense ainda fez a assessoria econômica dos presidentes Getúlio Vargas, João Goulart e Juscelino Kubitschek.
A primeira edição do Caderno Ignácio Rangel de Ciência, Tecnologia e Inovação foi publicada pela Editora Engenho, da Secti. Os interessados podem acessar a publicação por meio do site da secretaria. O volume abrange temáticas das áreas de Energia, Agricultura, Educação Profissional, Saúde e Popularização da Ciência.
Comentários