Com a finalidade de realinhar as ações pedagógicas em relação à política de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Educação Especial, realizou, na quinta (23) e sexta-feira (24), na URE de Viana, monitoramento em escolas e formação aos gestores escolares. A ação acontecerá em todas as Unidades Regionais de Educação (UREs).
“A intenção do governo Flávio Dino é que os estudantes com deficiência estejam em sala comum e que aprendam e, no contraturno, realizem atividades nas salas de recursos multifuncionais. Estamos orientando os gestores para que esses atendimentos possam, de fato, ser garantidos”, destacou Rosane da Silva Ferreira, supervisora de Educação Especial da Seduc.
Em Viana, foi realizado encontro formativo com a participação de mais de 30 gestores escolares. Na oportunidade, foi discutido sobre avaliação e diagnóstico dos estudantes com deficiência, autistas e com altas habilidades e prestadas orientações sobre o Censo Escolar e os programas Escola Acessível e Salas de Recurso Multifuncional, do Governo Federal.
Além da professora Rosane da Silva Ferreira, a formação foi ministrada também pelo técnico Maurício Henrique Sousa Magalhães e a fonoaudióloga Karoline Lopes.
Atendimento
A equipe técnica esteve no município de Cajari, onde realizou avaliação de um estudante com deficiência e orientou a gestão da Unidade Integrada José de Anchieta para o atendimento na perspectiva da educação inclusiva. A visita também aconteceu às cidades Matinha e Penalva para levantamento de demandas para formação nas áreas de deficiência auditiva e intelectual.
A Supervisão de Educação Especial já percorreu escolas nas UREs Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras e Bacabal. Nas próximas semanas será a vez das regionais de Caxias e Timon, para realização de formação e acompanhamento dos programas de educação especial.
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