O Governo do Maranhão iniciou, nessa terça-feira (24), nova etapa de capacitações visando à formação de entrevistadores sociais do Cadastro Único (CadÚnico), no estado. A meta do governo é qualificar, este ano, cerca de 2 mil entrevistadores para exercer a função nos municípios maranhenses.
Nos três primeiros anos do governo Flávio Dino já foram capacitados mais de 3 mil trabalhadores do CadÚnico e do Bolsa Família. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), tem como objetivo melhorar o conteúdo das informações colhidas nas entrevistas às famílias beneficiárias dos programas sociais do governo e aprimorar o trabalho de acompanhamento da ação no Maranhão.
De 24 e 26 deste mês, a capacitação será realizada com os profissionais dos municípios da região Sul do estado, entre eles Balsas, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Alto Paranaíba, Tasso Fragoso, Formosa da Serra Negra, São Pedro dos Crentes, Riachão, Nova Colinas, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, Nova Colinas, Sambaíba, dentre outros. De 25 a 27, os cursos contemplam profissionais dos municípios de Brejo, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Rosa, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria, São Bernardo e Tutoia.
A coordenadora estadual do Bolsa Família, Ana Gabriela Borges, informa que o curso tem carga horária de 24 horas, com todo o material didático fornecido pelo governo federal e os instrutores disponibilizados pelo Governo do Estado. Ao final do treinamento, os participantes passam por uma avaliação final para poder continuar desempenhando a função. O curso tem como público-alvo trabalhadores do CadÚnico.
"As capacitações visam reforçar a capacidade técnica de pessoal nos 217 municípios maranhenses, para a execução desse trabalho tão importante. Além de obter orientações sobre o correto preenchimento do formulário do CadÚnico e conhecer os conceitos que fundamentam o cadastro, a formação de entrevistadores tem ainda como objetivo qualificar o serviço prestado pelos municípios na gestão dos programas sociais executados pelos governos federal, estadual e municipal", observou a coordenadora Ana Gabriela Borges.
Além da capacitação para formação de entrevistadores do Cadastro Único, o Governo do Estado vai realizar, ainda no primeiro semestre deste ano, a formação de 600 gestores do Programa Bolsa Família e capacitar 500 coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para habilitá-los como instrutores na formação de entrevistadores do CadÚnico. Os cursos destinados a esses públicos têm carga horária de 40 horas e contarão com uma avaliação ao final do treinamento para poderem ser certificados.
O entrevistador do CadÚnico é responsável por registrar e controlar o fluxo de documentos e as rotinas de trabalho nos bancos de dados relativos ao Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Além disso, cabe também a esse profissional analisar, monitorar e arquivar processos decorrentes da operacionalização dos sistemas e dos dados registrados em documentos, formulários físicos, eletrônicos e nos sistemas online relacionados ao Cadastro Único e Programa Bolsa Família.
Publicado em Regional na Edição Nº 16117
Comentários