Professores da rede Estadual participam de Formação do Mais Ideb em Imperatriz
Professores participam de Formação Continuada em Barra do Corda

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (3), a Formação Continuada para 3.028 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática, da rede estadual de ensino, de 802 escolas, nas 19 Unidades Regionais de Educação (URE's).  
A formação faz parte do Programa 'Mais Ideb' criado pelo Governo do Maranhão para articular ações em prol da melhoria do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, bem como o desempenho das escolas estaduais com vistas à elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 
Nesta segunda (3) e terça-feira (4) a formação aconteceu, simultaneamente, nas Unidades Regionais de Barra do Corda, Imperatriz, Balsas e Timon, com a participação dos professores dos 47 municípios que integram essas quatro URE's.
Na Regional de Imperatriz a formação aconteceu na sede da URE e no Centro de Ensino Graça Aranha, reunindo mais de 150 professores de Língua Portuguesa e Matemática, de escolas dos 15 municípios jurisdicionados à Regional de Educação.
Professores da Ure de Imperatriz avaliaram positivamente a ação. "É muito enriquecedor. Essa formação vai levar muitas melhorias para o nosso trabalho em sala de aula na maneira de avaliar, na elaboração das provas, no desenvolvimento do nosso trabalho de modo geral", disse Layane Silva, professora de Matemática.
"Eu acho de grande importância essa valorização que o governo do estado dá aos professores no sentido de estar contribuindo para o processo de construção de uma escola digna e para os nossos alunos. Somente com esse tipo de processo se consegue alavancar os índices educacionais", disse Walber Barroso, professor de Língua Portuguesa, na URE de Imperatriz.
"É fundamental participar de encontros que tenham como foco a melhoria do ensino e da aprendizagem em sala de aula. Acho muito importante porque nós professores precisamos estar sempre nos atualizando, debatendo entre nós as questões a serem trabalhadas na sala de aula", disse Maria enfatizou Cristina Correia, Professora de Língua Portuguesa.
A formação é desenvolvida de forma conjunta entre a Seduc, UREs e escolas, mediada por profissionais da própria Secretaria de Educação com ampla experiência em currículo e avaliação. Com carga horária de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas à distância, tem foco no alinhamento teórico-prático na área de currículo e avaliação escolar, orientando o trabalho dos professores e possibilitando um acompanhamento sistemático das aprendizagens discentes.  
A Formação Continuada foi uma das principais solicitações apresentadas à Seduc, pelos professores das escolas da rede estadual de ensino, durante as Escutas Pedagógicas. 
"O governador Flávio Dino tem realizado o maior investimento já visto na educação maranhense. São ações que ultrapassam a estruturação física das escolas, com reformas e construções, e a valorização dos educadores pagando o maior salário do país. Os investimentos na constante capacitação dos educadores, para elevarmos cada vez mais o Ideb de nosso estado é uma realidade. E em breve teremos o centro de formação de educadores do Maranhão, que se configurará como um marco na formação constante dos educadores maranhenses", destacou o secretário da Educação, Felipe Camarão.
Ação formadora continua nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07) nas Unidades Regionais de Presidente Dutra, Açailândia, São João dos Patos, Caxias e Codó. E seguirá até o dia 20 (quinta-feira) nas demais URE's. (Seduc)