Ação beneficiou os imperatrizenses com consultas médicas, orientação nutricional, exames, palestras educativas, atividades esportivas, imunização e outros serviços

Com uma série de serviços preventivos na área da saúde, o Governo do Maranhão iniciou nesta quarta-feira (21) em Imperatriz a Caravana Mais Saúde. A ação beneficia os imperatrizenses com consultas médicas, orientação nutricional, exames, palestras educativas, atividades esportivas, imunização e outros serviços, que acontecem na Rua Coriolano Milhomem, em frente ao estádio Frei Epifânio. A proposta é, a partir de agora, executar a Caravana de forma itinerante, de modo que outros municípios possam ser contemplados com as atividades.
Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou o valor desse projeto itinerante da Caravana Mais Saúde. “Com esses serviços, nós estamos provocando um impacto positivo na saúde da cidade. Estamos buscando atender a demanda de uma população, que durante muito tempo esteve esquecida pelo poder público estadual. A Caravana Mais Saúde é um projeto idealizado pelo próprio governador Flávio Dino, cujo objetivo é aproximar da população os serviços públicos de saúde”, ressaltou.
A Caravana Mais Saúde reúne o Hospital de Campana, a Carreta da Mulher, o mamógrafo móvel e a Caravana Mais Esporte, além do Ônibus da Oncologia. A estrutura permite que sejam oferecidos para a população serviços como realização de exames preventivos, mamografia, papanicolau e palestras; testes rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis; orientação e avaliação nutricional; orientações sobre tuberculose, hanseníase, dengue, câncer (bucal, pênis, próstata e colo de útero), verificação de pressão arterial e glicemia; imunização; orientações sobre crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, microcefalia, controle da hipertensão arterial e diabetes, pé diabético, envelhecimento saudável e controle de tabagismo. Além da Secretaria de Estado da Saúde, a caravana conta ainda com a mobilização das Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra), da Mulher (Semu) e do Esporte e Lazer (Sedel)
O supervisor de vendas Gledson Sousa, 34 anos, avaliou positivamente o atendimento que recebeu durante o primeiro dia de Caravana.  “O governo está de parabéns, pois é a primeira vez que vejo uma ação como essa aqui em Imperatriz. Eu precisava fazer uns exames e estava sem tempo. Aqui, consegui ver como anda a minha saúde”, contou. A dona de casa Rosimar de Araújo, 50 anos, também foi beneficiada com os serviços. “Vim tirar dúvida sobre uns exames que tenho para fazer. Fui muito bem orientada e acho que essa é uma ação muito boa para a população”, afirmou.
Ainda durante a Caravana acontecem campanhas para incentivar a doação de sangue e os mutirões de cirurgias previamente agendadas como de hérnia, colecistectomia (vesícula), laqueadura e histerectomia. Em Imperatriz, no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto 56 cirurgias serão realizadas durante a Caravana. Além de moradores de Imperatriz, os procedimentos serão realizados em pacientes de outros municípios como Governador Edson Lobão, Montes Altos, Lajeado Novo, Campestre, Porto Franco, Carolina, Senador La Roque e João Lisboa.
A aposentada Maria Livramento dos Anjos, 63 anos, realizou durante o mutirão a cirurgia de retirada de pedras na vesícula. “Eu vinha sentindo muitas dores abdominais. Eu andava passando muito mal e hoje pude fazer essa cirurgia. Cheguei cedo aqui e já fui atendida, e muito bem atendida. Achei ótimo o atendimento e toda estrutura aqui do hospital”, destacou a paciente. 
Presente na ação, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, reconheceu os investimentos que o Governo do Maranhão vem realizando na cidade. “Essa não é a primeira vez que o governador Flávio Dino traz benefícios para a nossa cidade. Temos contado com esse apoio desde o início de sua gestão. O conjunto desses investimentos e essa ação da Caravana Mais Saúde mostram bem o que é um governo que deseja cuidar das pessoas”, disse o gestor público municipal.
O município de Grajaú será o próximo a receber a Caravana Mais Saúde nos dias 26 e 27 de setembro. Para receber atendimento durante a Caravana, os cidadãos devem apresentar a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Outras atividades em forma de Mutirão de Cirurgias serão realizadas ainda em Pinheiro e São Luís. Em Pinheiro serão realizadas cirurgias oftalmológicas e em São Luís cirurgias ginecológicas na Maternidade Nossa Senhora da Penha.