Novos especialistas médicos no Maranhão durante solenidade de encerramento da Residência no HCM

O Governo do Maranhão, por meio do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), referência no atendimento em alta e média complexidade, está formando 15 novos especialistas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, que irão atuar na melhoria da qualidade do atendimento à população.  Na quarta-feira (22), foi realizada solenidade de encerramento da Residência Médica 2015-2017 no auditório do HCM.
O diretor técnico do HCM, Marko Antônio de Freitas Santos, falou sobre a satisfação em ver mais uma turma de especialistas sendo concluída. “A residência forma profissionais tecnicamente especializados e com um olhar mais humano voltado para o paciente. E o HCM está em um processo de certificação como Hospital de Ensino, um ganho ainda maior para o estado e para a formação dos profissionais de saúde”, disse.
O coordenador da Cirurgia Geral do HCM, Manoel Francisco da Silva Santos, lembrou que essa é a 6ª turma da residência em Cirurgia Geral no estado. “Há uma ótima expectativa com relação a esses profissionais, bem preparados para o mercado e para levar atendimento de qualidade e ético para a população”, ressaltou.
A residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo formou o primeiro especialista da área no Maranhão. “A sensação da saída é de mais segurança na profissão, já que os procedimentos que foram feitos aqui na residência me trouxeram experiências valiosas”, destacou Roger Moura de Brito. “O HCM proporcionou todas as condições que precisávamos e a estrutura adequada de um centro cirúrgico”, completou Débora Pinheiro, residente de Cirurgia Geral.
Ana Eliza Bastiane, da residência em Clínica Médica e já aprovada na residência em Nefrologia do Hospital Universitário, ressaltou a alegria em concluir essa etapa da formação profissional. “A gente fica feliz, pois no final deu tudo certo. E as dificuldades da residência foram um estímulo para que estudássemos cada vez mais”, avaliou.
A solenidade contou com a presença dos coordenadores, integrantes da equipe multiprofissional e familiares. Também estiveram presentes a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Vera Xavier; os supervisores dos Programas de Cirurgia Geral, Manoel Francisco da Silva Santos; de Clínica Médica, João Batista de Sá Filho; e de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Luís Eduardo Veras; além do coordenador regional do Instituto Gerir, Silvério Cardoso.

Residências no Maranhão
Em março, o HCM vai receber 17 novos residentes, sendo nove para a área de Cirurgia Geral e cinco de Clínica Médica, dois de Urologia e um de Dermatologia, duas novas residências que passarão a contribuir para a formação de especialistas no Maranhão.
Atualmente existem cinco Programas de Residência Médica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), distribuídos em hospitais da rede. No Hospital Carlos Macieira, funcionam os Programas de Residência em Clínica Médica, Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Já no Hospital Nina Rodrigues funciona a residência em Psiquiatria e no Hospital de Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho, a residência em Ortopedia e Traumatologia.
Para 2017 foram aprovados os Programas de Urologia e Dermatologia (Hospital Carlos Macieira), Pediatria (Juvêncio Mattos) e Cancerologia Cirúrgica (Hospital de Câncer do Maranhão).