Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, e os coordenadores do PIBID

Um acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) vai garantir a realização de atividades didático-pedagógicas e iniciação a professores nas escolas estaduais, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

“Por meio desse acordo, o governo Flávio Dino amplia a inserção dos professores no cotidiano das escolas proporcionando oportunidades à criação de novas experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de caráter inovador e interdisciplinar das escolas”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.
Para o coordenador de Gestão do PIBID, João Coelho Filho, o programa possibilitará a integração entre educação superior e as escolas públicas estaduais. Na opinião da coordenadora Institucional do PIBID na Uema, Lídia Santos Pereira Martins, a ação vai contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes. “Vai elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura”.
O PIBID aperfeiçoa e valoriza a formação de professores para a educação básica e concede bolsas aos estudantes de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos pela Uema, em parceria com as escolas estaduais.
Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto da realidade das escolas públicas estaduais do Maranhão durante a sua formação acadêmica, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura da universidade e de um professor da escola.
Entre as metas, o programa visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura.