Com o objetivo de alinhar ações de trabalho, os secretários de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Adelmo Soares e Julião Amim, reuniram-se na manhã dessa segunda-feira (17) no gabinete da secretaria de trabalho. Na ocasião, os secretários destacaram a importância da cooperação de ações entre as secretarias para desenvolvimento do estado, ressaltando que as ações conjuntas tem uma maior abrangência, além de proporcionarem mais benefícios à população.
O secretário Adelmo ressaltou a importância do mapeamento de territórios para definir as ações que cada região necessita, citando como exemplo a região do Vale Mearim, que apresenta uma grande produção de manga, fato este que abre janelas para investimentos na cadeia produtiva de polpa da fruta, juntamente com a capacitação das famílias de agricultores. “As ações da SAF estão interligadas junto às da economia solidária e da qualificação profissional e geração de renda, que são atribuições da secretaria de trabalho. A parceria entre as secretarias é pertinente e absolutamente positiva para desenvolver o Maranhão e, sobretudo, a economia solidária e produção agrícola”, disse Adelmo.
O secretário Julião destacou o município de Turiaçu, pela sua grande produção de abacaxi e por sua grande potencialidade de mão de obra, destacando que uma ação conjunta entre a SAF e a SETRES fortaleceria a produção do abacaxi, melhoraria seu processamento, qualificaria a mão de obra dos trabalhadores da região e incentivaria a economia solidária. Fatores estes que influenciariam diretamente nos indicadores e na economia do município.
“Esta parceria é extremamente importante para o desenvolvimento de nossas ações e de nossos investimentos nas potencialidades do nosso estado. Também temos como meta o fortalecimento da economia dos municípios, investindo na economia solidária, geração de emprego e renda e especialmente na qualificação de mão de obra”, ressaltou o secretário.
Participaram da reunião também o secretário-adjunto da SAF, Francisco Sales, a nutricionista Aline Cristina.
Publicado em Regional na Edição Nº 15386
Comentários