O Governo do Estado firmou parceria com a TV UFMA visando uma maior divulgação da produção científica do Maranhão. A iniciativa faz parte das ações do governo de popularização da ciência, com o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade projetos que estão sendo colocados em prática por pesquisadores na área de ciência, tecnologia e inovação.
O termo de cooperação para veiculação do programa na TV foi assinado pela reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, no início deste mês, em solenidade realizada em São Luís. Serão dois programas mensais com duração de 30 minutos. A estreia está marcada para março.
"É um passo importante no processo de divulgação e popularização da ciência. A popularização da ciência é um dos nossos eixos de trabalho e o programa veiculado na TV UFMA, com certeza, será importante para levarmos ao conhecimento da sociedade a nossa produção científica e os investimentos do governo nesta área", explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada.
A ideia é mostrar os resultados das pesquisas e de que maneira elas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento do Estado. "Isso é um grande passo para a popularização da ciência, para que todos possam perceber como a ciência está presente em nossas vidas", enfatizou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.
Segundo a reitora Nair Portela, o projeto vem contribuir com a universidade para viabilização, por meio da TV UFMA, dos projetos de pesquisa e extensão da Fapema. "São inúmeras as iniciativas científicas realizadas nas universidades que muitas vezes ficam engavetadas e inaplicadas, mesmo apresentando bons resultados para sociedade permanecem desconhecidas do grande público, por falta de apoio e de divulgação", observou a reitora.

Produção do programa

A Fapema irá disponibilizar 12 bolsas para os estudantes e graduados da UFMA, dos cursos de Comunicação Social (Rádio e TV, Relações Públicas e Jornalismo), Design e Ciências Sociais para trabalharem na montagem do programa. O trabalho de seleção dos bolsistas será realizado pelo coordenador do projeto, com base nas habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades. Após o período de seleção, terá início a fase de treinamento dos bolsistas. Nesta etapa, os selecionados receberão orientação sobre ciência e inovação, dados da produção de pesquisa, principais agências de fomento e padrões básicos ligados à divulgação científica.
Os formatos do programa serão experimentados em duas séries de televisão de dez episódios cada, com 30 minutos de duração e mais conteúdo exclusivo para internet, derivado da série, somando um total de 20 episódios/programas jornalísticos, que concentrem a maior e mais completa abordagem sobre projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pelas instituições de ensino superior.