Jovens guardiões e equipe da Funac

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) pactuou, no sábado (23), em parceria com a Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de São Luís, o Projeto Jovem Guardião. A atividade foi realizada no Centro Educacional São José Operário (Cesjo), localizado no bairro da Cidade Operária, em São Luís.
O encontro marca as atividades do Projeto Jovem Guardião, que faz parte do plano bienal 2016/2017 da Pastoral da Juventude. A parceria contempla os grupos de base de 11 paróquias da Arquidiocese de São Luís que farão o acompanhamento dos adolescentes que cumprem medidas privativas ou restritivas de liberdade, além dos egressos em suas comunidades de origem.
Serão realizadas reuniões específicas em cada unidade com jovens guardiões e guardiãs das paróquias e as coordenações técnicas dos Centros Socioeducativos para construírem, de forma participativa, a intervenção da pastoral, levando em consideração a rotina e a dinâmica de cada espaço.
 A presidenta da Funac, Elisângela Cardoso, ressaltou a importância da parceria. “O projeto Jovem Guardião está no rumo certo e vem somar com a campanha em favor das medidas socioeducativas no Brasil ‘Ninguém nasce infrator’, que será lançada, em setembro, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB”, ressalta.
Representando a paróquia Mãe da Divina Providência (Cidade Operária), o jovem Diego Mesquita, que é membro da coordenação Arquideocesana da PJ, falou da proposta do trabalho que será desenvolvido. “A Pastoral da Juventude irá acompanhar e ser referência positiva para os internos e internas das unidades, com o objetivo de mostrar que é possível escrever uma nova história. Somos iguais a esses jovens, o que nos difere são as oportunidades que nos foi dada”, afirmou.
 O secretário Arquidiocesano da PJ, Carlos Eduardo, ao final do encontro, selou o compromisso com a Funac doando a disponibilidade de toda a Juventude da Arquidiocese de São Luís para fazer com que essa parceria dê certo.
Participaram do encontro 96 jovens guardiões, além da equipe da Funac, composta pela gestão, diretores e equipe técnica. As Paróquias que aderiram ao projeto estão localizadas, em sua maioria, estrategicamente nos bairros que mais demandam adolescentes para o cumprimento de medidas socioeducativas. 
As paróquias guardiãs são: Alto Timbira (Pólo Coroadinho), Nossa Senhora Mãe da Divina Providência (Cidade Operária), Nossa Senhora de Fátima (Vila Luizão), Nossa Senhora da Boa Viagem (Área Rural), Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda), São José dos Migrantes (Vila Itamar), São Raimundo Nonato (São Raimundo), São José do Bonfim (Vila Nova), São João Calábria (Jardim América), Santa Terezinha (Filipinho) e Santíssima Trindade (Cidade Olímpica). ( Érica Gomes)