Governo dá continuidade ao atendimento do mutirão de combate ao glaucoma em seis municípios da regional de Açailândia. Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) fará o atendimento da população nos municípios de São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca. O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira.
Para secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, a ideia é fortalecer o diagnóstico precoce, e iniciar o tratamento imediatamente dos casos positivos. "Por meio do programa, temos possibilitado o rastreio do glaucoma no Maranhão. Ofertamos o exame de fundo de olho, medida que contribui com o diagnóstico e tratamento. Uma vez fechado o diagnóstico, os pacientes passam a receber gratuitamente, a cada três meses, colírios que contribuem com o controle da doença", explicou.
No sábado (17), equipes do mutirão atenderão no município de Itinga do Maranhão e Açailândia. No domingo (18), a ação será em Bom Jesus das Selvas e Buriticupu. Para o atendimento, o paciente deve apresentar cópia do documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de endereço. De caráter preventivo, a busca ativa detecta e trata outras patologias da visão, como catarata.
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida ou estabilizada através do tratamento, realizado com uso de medicamentos como colírios, como é oferecido por meio do mutirão.
Publicado em Regional na Edição Nº 16443
Comentários