Secretária Rosane Guerra apresentará o Estágio Viva Primeiro Emprego

Hoje, 21,  o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e com apoio da Associação Comercial de Imperatriz (ACII), oferece aos empresários da cidade um café da manhã para apresentação do edital de cadastro de empresas parceiras na execução do Programa Estágio Viva Primeiro Emprego. A reunião acontece no auditório do Centro de Convenções e tem por objetivo convidar as empresas para participarem do programa.
As empresas cadastradas, mediante critérios estabelecidos no edital, estarão aptas a receber os estagiários selecionados pelo programa. O estágio supervisionado será remunerado durante o período máximo de três meses, com uma bolsa no valor de R$ 622,00. A empresa interessada em participar deve preencher e enviar online um formulário disponível na página do Estágio Viva Primeiro Emprego. Só poderão participar as que estiverem em conformidade com os critérios previamente estabelecidos pelo edital, como possuir CNPJ, alvará de funcionamento e oferecer condições para proporcionar aos estagiários atividades de aprendizagem social, profissional e cultural.
Após o cadastramento das empresas, será lançado novo edital destinado aos alunos interessados nas vagas de estágio. O edital do Programa de Estágio especificará a distribuição das vagas de acordo com os cursos e o município. "Por meio de uma plataforma chamada 'Chance', já que a ideia do programa é dar oportunidade, as empresas interessadas em oferecer as vagas de estágio poderão se cadastrar, bem como as instituições que ofertarão os cursos e os alunos interessados nas vagas", explicou Rosane Guerra. A plataforma Chance também estará disponível no site do programa (www.primeiroemprego.ma.gov.br).
Sobre o Programa de Estágio - O Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego faz parte das ações do Maranhão Profissional, programa de formação continuada desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), sob a coordenação da Sectec. A ideia do programa é aproximar os alunos matriculados nos cursos profissionalizantes do mercado de trabalho, por meio de parcerias entre o governo, a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas.
Serão selecionados para o estágio remunerado os alunos com melhor aproveitamento nos cursos, com idade entre 18 a 30 anos, e sem vínculo empregatício, para atuar em áreas como comércio, indústria e serviços. O edital estará disponível na página eletrônica do programa (www.primeiroemprego.ma.gov.br).