Integrantes da Comissão Estadual do MacroZEE reunidos no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís

Como parte das ações do Programa Viva Maranhão e investimentos previstos de R$ 14 milhões, o Governo do Estado está concluindo o Macrozoneamento Ecológico-Econômico (MacroZEE-MA). O processo final terá a participação da sociedade, com a realização de audiências públicas, que acontecerão nos municípios de São Luís, Imperatriz, Balsas e Chapadinha.
De acordo com o calendário definido pela Comissão Estadual do MacroZEE, a primeira audiência acontece já nesta segunda-feira (24), no município de Imperatriz, e depois em Balsas, na quarta-feira (26). As próximas etapas serão realizadas em Chapadinha, dia 11 de março, e em São Luís, dia 13 de março. Nessas audiências, a sociedade tomará conhecimento sobre todas as etapas de elaboração do Macrozoneamento Ecológico-Econômico.
Segundo o coordenador estadual do MacroZEE, Marco Aurélio Martins, o Macrozoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento de orientação para a formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento, ordenamento territorial e meio ambiente, assim como para as tomadas de decisões de investimento dos agentes privados. “Este é um instrumento fundamental para orientar uma política sustentável para o estado”, disse.
A elaboração do MacroZEE é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), sob a execução técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Monitoramento por Satélite. O trabalho tem colaboração de demais secretarias de Estado, universidades, além de entidades representativas da iniciativa privada.
A elaboração do MacroZEE tem como bases dados numéricos e cartográficos em formato digital. O trabalho segue as orientações e procedimentos definidos pelas diretrizes metodológicas do Projeto ZEE Brasil, com execução em fases que abrangem planejamento, diagnóstico, prognóstico e subsídios à implementação.
O coordenador técnico do projeto, o engenheiro florestal da Embrapa, Edson Bolfe, enfatizou a importância do trabalho, por se traduzir em importante apoio para o governo na execução de suas políticas públicas de ordenamento territorial, baseada em aspectos sociais, econômicos e ambientais.