Secretários estaduais Luís Fernando Silva e Fernando Fialho durante reunião com Tiago Falcão, do MDS

São Luís - A integração das ações de combate à pobreza extrema no Maranhão realizada pelo Governo do Estado, alinhado ao Governo Federal, prevista no Programa Brasil sem Miséria, foi discutida nessa terça-feira (23) em reunião, no Palácio dos Leões, com participação do secretário Nacional Extraordinário de Superação da Extrema Pobreza, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tiago Falcão. O encontro foi coordenado pelos secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar).
Na pauta da reunião, o aprimoramento do Bolsa Família no estado, as questões relativas à inserção produtiva, qualificação profissional, apoio e atendimento à agricultura familiar e o acesso a serviços. Tiago Falcão elogiou as ações do governo estadual nessa área e contou que veio ao Maranhão conhecer a experiência do Estado, a organização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar e os programas do governo para poder aprofundar a integração com o Governo Federal.
“Esta reunião está sendo um momento muito interessante para alinharmos as nossas iniciativas e trabalharmos de forma conjunta para superar a extrema pobreza no estado do Maranhão. Há uma grande convergência dos programas do governos estadual e federal. O Maranhão é um estado prioritário para o Governo Federal e sairemos daqui com as ações bem alinhadas”, disse Tiago Falcão.
O foco da reunião foram os três eixos do plano de combate à pobreza: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços. Luís Fernando Silva disse estar muito satisfeito com o elogio feito pelo secretário Tiago Falcão sobre o programa elaborado pelo Governo do Estado. “A governadora Roseana Sarney criou uma secretaria que reúne todos os instrumentos e recursos que o Estado tem para focar diretamente na inclusão produtiva, ou seja, garantir vida mais digna a um milhão de pessoas que estão na zona rural precisando deste apoio e a 700 mil pessoas que estão na zona urbana também precisando deste apoio”, disse Luis Fernando.
Ele contou que o Maranhão tem reduzido em 3% ao ano a proporção da população extremamente pobre, mas que a governadora Roseana Sarney quer mais do que isso. “Ela quer uma taxa maior de redução para que em 2015 a gente tenha uma proporção de pelo menos um dígito. Vamos sair de 10% a 20%, para 9%”, completou o secretário.
Para alcançar esse objetivo o governo tem, segundo informou Luís Fernando Silva, também a mobilização dos prefeitos e lideranças comunitárias. Todos trabalhando para que o Maranhão seja uma referência na estratégia de redução da pobreza extrema e da inclusão produtiva de todos os maranhenses.
Eixos - Dentro do eixo de garantia de renda foram analisados os dados e as informações relativas ao Bolsa Família no estado e verificada a possibilidade de aprimoramento do programa. No eixo de inclusão produtiva, foram tratadas as questões relativas à qualificação profissional no âmbito urbano e da assistência técnica rural e as possibilidades de crédito tanto no campo quanto na cidade. No eixo de acesso a serviços, o aprimoramento de acesso aos programas de educação, saúde e assistência social.
O secretário Fernando Fialho disse que a integração das ações garantirá mais celeridade e melhores resultados ao programa no Maranhão. Ele observou quer o Governo Federal enxergou que o Maranhão tomou uma providência efetiva no sentido de concentrar as ações e acelerar o processo de redução da pobreza extrema. “Em função disso estamos recebendo a visita do doutor Tiago Falcão, que vem para observar e para trazer informações a respeito de todos os programas e de como podemos dar celeridade à captação de recursos que estão disponíveis dentro do Governo Federal para aplicarmos aqui e intensificarmos esse processo de combate à pobreza no Maranhão”, observou, Fernando Fialho.
Participaram ainda da reunião, que foi realizada durante toda a manhã, os assessores da Sedes, Jadson Lago, Maria do Socorro Haickel, Expedito Moraes e Paulo Roberto Lopes. (Elizete Silva)