Supervisores e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) realizaram acompanhamento das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) em escolas das 19 Unidades Regionais de Educação. A ação faz parte dos eixos estruturantes da macro política educacional, ‘Escola Digna’, definida pelo governo Flávio Dino para elevar os indicadores educacionais do Maranhão.
Na semana passada, as equipes estiveram nas regionais de São João dos Patos, Balsas, Presidente Dutra, Pedreiras e Santa Inês e na capital maranhense. Além do acompanhamento, participaram de atividades desenvolvidas por estudantes, professores e comunidade escolar, trazendo um novo desenho das práticas educativas, no âmbito do PNEM, e promoveram encontros de troca de experiências e discussões para o permanente desenvolvimento e melhoria do programa.
No Maranhão, o Pacto foi organizado com 27 formadores regionais, que promovem formação de 746 orientadores de estudo. Estes, por sua vez, fazem a formação continuada de mais de 14 mil professores do sistema estadual de ensino, alcançando mais de 700 escolas públicas estaduais nos 217 municípios.
O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado em 22 de novembro de 2013, pela Portaria Ministerial Nº 1.140. Através dela, o Ministério da Educação e as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio Público, nas áreas rurais e urbanas.
A proposta da formação continuada desenvolvida pelo PNEM para os professores do Ensino Médio compreende o professor como um sujeito epistêmico, que elabora e produz conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade. Essa formação adquire relevância na medida em que propicia uma reflexão articulada à fundamentação teórica e à prática docente.
“O Pacto traz uma contribuição importante dentro dos eixos estruturantes Ensino Médio Integrado em Tempo Integral e Formação Continuada, da macro política ‘Escola Digna’, por conceber a escola como espaço para o desenvolvimento da formação continuada, pautada no diálogo das políticas públicas para o Ensino Médio onde se busca a formação humana integral”, destacou Marileide Costa, supervisora da Seduc.
Publicado em Regional na Edição Nº 15327
Comentários