O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), firmou, esta semana, termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) que garante vagas de estágio no tribunal para estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Por meio do termo, será oferecido aos estudantes treinamento prático, aperfeiçoamento técnico e a qualificação para o mercado de trabalho. A cooperação foi firmada entre o secretário da Secti, Jhonatan Almada, e o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Raimundo Barros.
O secretário Jhonatan Almada destacou as áreas onde os estudantes poderão exercer atividades de estágio no TER. “Serão beneficiados com o convênio, sobretudo, os alunos dos cursos técnicos de Informática e Serviços Jurídicos, que são cursos que têm mais afinidade com as atividades do TER. Para os estudantes essa é uma garantia de que terão campo qualificado de estágio. O convênio com o TRE passa a mensagem de que o Iema está desenvolvendo um trabalho de ensino com qualidade que tem o reconhecimento social das instituições”, informou.
O desembargador Raimundo Barros elogiou a parceria firmada com a Secti, destacando o importante papel que o estágio proporcionará aos jovens envolvidos na ação. Do ponto de vista dos serviços tecnológicos, o TRE é um dos órgãos mais avançados, uma vez que o processo eleitoral brasileiro está entre os mais modernos do mundo.
O secretário de Tecnologia de Informação do TRE/MA, Gualter Lopes Júnior, explicou que o estágio possibilitará aos estudantes o conhecimento sobre os recursos tecnológicos que são usados na informatização da eleição no Brasil. “Isso é uma coisa ímpar para eles porque eles só vão conhecer isso dentro da Justiça Eleitoral”, enfatizou.
Aprendizado
Durante o estágio os estudantes do curso de informática terão oportunidade de conhecer mais profundamente alguns sistemas eleitorais e processos que envolvem a preparação e conservação da urna eletrônica e, também, alguns processos que são comuns em toda área de tecnologia da informação que é a parte de manutenção de equipamentos, suporte a usuário, a redes locais e desenvolvimento de sistemas.
Os estudantes do curso de Serviços Jurídicos, por sua vez, irão conhecer todos os procedimentos e ações e a organização do judiciário no que diz respeito à área eleitoral.
A primeira turma de estágio, formada por alunos do curso de Informática, já está sendo treinada por servidores do TRE. São cinco horas de estágio, totalizando 25 horas semanais, sendo compatível com o horário do curso de cada um. Eles estão sendo treinados em habilitação técnica e manutenção de computadores e irão apoiar o TRE no cadastramento biométrico do eleitor e de candidatura, além do trabalho ligado à preparação das urnas eletrônicas.
O estudante Orlando Câmara Silva Neto, que está participando do estágio, afirmou que essa é uma oportunidade única para os alunos do instituto. “É uma oportunidade diferente onde a gente está podendo aprender mais sobre informática e manutenção de computadores. Com essa experiência teremos um diferencial na aprendizagem e, também, estamos colaborando com o trabalho do TRE”, afirmou.
Comentários