O Governo do Estado reuniu, nesta quarta-feira (10), com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) para debater pontos da pauta da categoria para 2019. O encontro foi comandado pelo secretário de Estado de Comunicação Social e Articulação Política, Rodrigo Lago, com a participação do subsecretário da Seduc, Danilo Moreira; do presidente Raimundo Oliveira e membros da diretoria executiva da entidade.
Rodrigo Lago destacou a importância do diálogo aberto e transparente com o sindicato. "Hoje vivemos um cenário nacional que exige cautela, sobretudo, quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal, para que o Maranhão continue mantendo o pagamento dos servidores em dia e avançando na educação, que é prioridade do governo Flávio Dino. Além disso, o governo paga, hoje, o maior salário entre as redes estaduais do país, isso representa o dobro do valor estabelecido como piso nacional", ponderou Lago.
Na reunião, também, foram discutidos temas como a continuidade das ações do Programa Escola Digna, mapeamento e reordenamento de professores, aposentadoria especial para o magistério, formação continuada para docentes, dentre outras questões.
Desde os primeiros dias de gestão, o atual governo abriu uma mesa de diálogo permanente com o Sinproesemma, que vem resultando em inúmeras conquistas à categoria, com uma política de valorização dos professores que inclui investimentos em formação continuada, requalificação das escolas, ampliação da jornada semanal e unificação de matrícula docente, eleição para gestão escolar democrática, dentre outros avanços.
Publicado em Regional na Edição Nº 16358
Comentários