O secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, cumpriu extensa agenda, na sexta-feira (2), em Timon, acompanhado do prefeito Luciano Leitoa e do deputado estadual Rafael Leitoa. Eles vistoriaram obras do Governo do Estado realizadas em parceria com o município, visitaram escolas e unidades de saúde da Prefeitura e foi anunciaram novos investimentos na cidade.
A visita à quarta maior cidade do Estado começou pelo Parque Empresarial de Timon, importante polo produtivo, gerador de desenvolvimento econômico, emprego e renda. Na ocasião, Márcio Jerry ressaltou a importância da aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei do Executivo que cria o Programa Especial de Desenvolvimento para municípios maranhenses que fazem parte da Rede Integrada de Desenvolvimento (RIDE).
O secretário explicou que essa iniciativa do Governo apresenta uma concessão de créditos para centros de distribuição com incentivos fiscais que possibilitem aos municípios maranhenses maior competitividade em relação aos estados vizinhos, sobretudo em Timon, que faz parte da RIDE e já possui todas as condições para instalação de grandes empresas.
O secretário visitou a escola estadual do Bairro Novo Tempo, que teve construção iniciada em agosto com recursos oriundos do Governo. O deputado Rafael Leitoa enfatizou que, em 30 anos, essa é apenas a terceira escola que o Estado constrói em Timon. “Nos últimos anos só tivemos duas escolas construídas pelo Governo no município. Uma, na época que Luiz Rocha era governador, e a outra na gestão do Dr. Jackson Lago. A população de Timon agradece o governador Flávio Dino por este investimento na educação”, realçou o deputado.
Além de visita às creches municipais e unidades básicas de saúde, Márcio Jerry e Luciano Leitoa foram conferir de perto dois importantes projetos que foram abandonados pela gestão passada e que o governador Flávio Dino se comprometeu a retomar: o CAIC, onde funcionava o Colégio Domingos Rêgo, e o Polo Tecnológico de Timon.
No CAIC, o secretário informou que o Governo fará a reforma das instalações do prédio, que se encontra em completo estado de abandono, e transformará o local em um dos 30 Núcleos de Educação Integral que serão implantados no Maranhão. Abandonada desde 2009, o antigo Polo Tecnológico da cidade já teve as obras retomadas e será um dos Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) vocacional, posteriormente transformado em pleno.
Outra parceria celebrada entre o Governo e a Prefeitura de Timon que está levando desenvolvimento ao município é o Programa Mais Asfalto. Ao todo, os timonenses já receberam 24 km de pavimentação de ruas e avenidas, que, de acordo com o prefeito Luciano Leitoa, beneficiou mais de 18 bairros do município. Mais 4 km serão destinados à cidade na segunda etapa do programa.
Saúde
Para Márcio Jerry, Timon é uma cidade estratégica e uma das cinco maiores do Estado, e o Governo tem mantido uma agenda produtiva com o prefeito Luciano Leitoa. “Essa é uma diretriz importante porque a ação complementar, convergente, de colaboração entre o município e o Estado é fundamental para a execução das políticas públicas, portanto para a melhoria de vida do nosso povo que é o objetivo da ação do governador Flávio Dino e do prefeito”, disse o secretário.
Luciano Leitoa destacou que nos primeiros meses nove meses de Governo mais de 20 secretários de Estado já visitaram Timon, inaugurando obras, anunciando investimentos e ratificando o compromisso com os timonenses. “A população tem consciência do esforço que está sendo feito”, salientou o prefeito.
O problema que mais afligia a população de Timon era a falta de parceria entre os governos do Maranhão e do Piauí na temática da saúde. Durante os últimos anos, o estado vizinho recusou-se a receber pacientes maranhenses por falta de entendimento entre os governantes. Márcio Jerry explicou que já feito um termo de cooperação com o Governo do Piauí e com o município de Teresina, que significou uma medida importante para o atendimento.
O prefeito de Timon frisou essa grande conquista para os timonenses. “Nós também fizemos com que a população de Timon não precisasse mais mentir, escondendo a questão do endereço dizendo que morava em Teresina para ter atendimento médico. O governador Flávio Dino, em parceria com o governo do Piauí e a Prefeitura, resolveu essa problemática da saúde de interlocução entre esses dois municípios”, esclareceu Leitoa.
Comentários