O processo seletivo da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) para a formação de equipes que atuarão na Força Estadual de Saúde, pagará salários entre R$ 9.800,00 e R$ 17.560,00 para assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
A seleção, lançada no dia 08 de outubro, está sendo organizada pela Fundação Sousândrade. Os aprovados pertencerão ao quadro de servidores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), ligada à SES.
As equipes da Força Estadual de Saúde atuarão inicialmente nos municípios que compõem o Plano de Ação “Mais IDH” e se dedicarão ao atendimento individual e coletivo nas unidades de atenção básicas de saúde e nas residências das famílias.
Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Maranhão, Carlos Toledo, o salário ofertado pelo Governo do Estado para profissionais da área é inédito. “Consideramos um bom salário, sobretudo, quando comparamos a outros concursos. Nenhum outro seletivo realizado recentemente no país ofertou esse valor salarial, o que demonstra que outras instituições tem a visão defasada em relação ao governo do Maranhão”.
Atualmente, a SES mantém seis equipes-piloto atuando nos municípios do Plano “Mais IDH” e que já são remuneradas com os valores a serem pagos aos futuros profissionais selecionados. “Estamos oferecendo uma remuneração bem superior à de equipes similares com atuação em outros estados. O governo Flávio Dino tem a convicção de que trata-se de uma atividade com sentido de missão, uma vez que essas equipes atuarão junto aos pacientes na atenção básica cotidiana, além de servirem como agentes multiplicadores para a promoção da saúde. Por essa razão, oferecemos salários a altura da responsabilidade desses profissionais”, avaliou o Secretário de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco.
As provas do Seletivo para a Força Estadual de Saúde serão realizadas neste domingo (22), com divulgação do resultado até o dia 14 de dezembro de 2014. O curso de formação será de 5 de janeiro a 20 de fevereiro de 2016, com resultado previsto para 24 de fevereiro. As equipes atuarão inicialmente nos 30 municípios do Plano “Mais IDH” a partir de março de 2016.
Publicado em Regional na Edição Nº 15462
Comentários