A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) fechou parceria interinstitucional com a Polícia Militar do Estado de São Paulo para capacitação de militares maranhenses. A partir do acordo, policiais maranhenses passaram a integrar cursos de Mestrado e Doutorado na capital paulista, a fim de garantir preparação e estratégia no combate à criminalidade no Maranhão.
Segundo o diretor de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, coronel Roberto dos Santos Silva, há parcerias firmadas com vários estados do país para que haja maior campo e diversidade na qualificação dos policiais maranhenses. Em São Paulo, oito oficiais da PMMA participam de cursos de Mestrado e Doutorado em Segurança Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
“Temos cinco capitães no Mestrado, um tenente-coronel e dois majores cursando o Doutorado. O Centro de Formação de Oficiais da PMSP é muito conceituado e nossos oficiais darão grande contribuição aqui no estado após a formação”, explicou o coronel Roberto.
Para ele, a qualificação permite que o aprendizado seja expandido aos militares do estado, gerando novas ferramentas e disseminando conhecimento aos policiais do Maranhão. “Nossos oficiais vão buscar nos grandes centros novas técnicas para difundir e aprimorar o conhecimento na PMMA, sendo multiplicadores ao chegar aqui”, confirmou o diretor de Ensino da PMMA.
Curso de Policiamento Ostensivo e Preventivo com Motocicletas
A parceria prevê, ainda, a formação técnica e científica paulista como incremento de capacitações em São Luís. Instrutores da PMSP vão ministrar cursos aos policiais maranhenses no primeiro semestre deste ano. O capitão Hélio Leite Silva e o primeiro-tenente Fábio Ribeiro, da PMSP, já estão escalados para ministrarem à primeira turma do Curso de Policiamento Ostensivo e Preventivo com Motocicletas.
A turma oferecerá 40 vagas a oficiais e praças que, em 72h, aprenderão, dentre outras disciplinas, o Policiamento com Motocicletas, a Direção Policial Preventiva com Motocicletas, Escoltas com motocicletas e Planejamento de escoltas em eventos públicos. Para participar do curso, os militares devem se inscrever em processo seletivo a ser divulgado pela Diretoria de Ensino da PM.
No final do mês de fevereiro, o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Jorge Luongo, e o diretor de Ensino da PMMA, coronel Roberto dos Santos, realizaram visita institucional ao Comando Geral da PM de São Paulo. Eles conheceram as instalações e os métodos de ensino da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, bem como aproveitaram para alinhavar com a polícia coirmã termos de cooperação técnica que assegurassem o trabalho conjunto entre as duas polícias.
Polícia capacitada
Em 2015, o Governo do Maranhão investiu na capacitação da Polícia Militar e contabilizou mais de 3.000 policiais qualificados em 99 cursos, entre os ministrados em São Luís e os oferecidos em outros estados e países.
Além de atualizar o efetivo da PM, a política consolidada de capacitação garante serviços cada vez mais precisos no atendimento à população e possibilita aos policiais maior chance de ascensão na carreira militar, em função das graduações necessárias à mudança de patente, por exemplo.
Comentários