O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), está incentivando as empresas do setor turístico do Maranhão a participarem da quarta edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que acontece em novembro, com o apoio do Ministério do Turismo.
O objetivo do prêmio é destacar as principais iniciativas de sustentabilidade ligadas ao setor em cinco categorias: empresas associadas à Braztoa, agências de viagem, meios de hospedagem, parceiros institucionais e parceiros do trade. Inscrições poder ser feitas até 2 de outubro pelo site: http://braztoa.com.br/premio/.
“Serão considerados o impacto ambiental do projeto, os benefícios socioculturais e econômicos, o incentivo ao turismo sustentável, a viabilidade financeira, a abrangência e a replicabilidade”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
Para a coordenadora de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, o prêmio reconhece práticas sustentáveis de sucesso que, quando divulgadas, incentivam outros empresários a replicá-las. A iniciativa que obtiver maior destaque entre as cinco primeiras receberá também o prêmio Top Sustentabilidade.
Desde 2004, o Ministério do Turismo desenvolve programas para valorizar a sustentabilidade. Entre as ações, o Programa de Regionalização, o Programa Talentos do Brasil Rural, o Viaje Legal, o Viaja Mais Melhor Idade, a Produção associada ao turismo (artesanato e turismo de base comunitária, entre outros),o Programa Turismo Acessível e o Programa Turismo Sustentável e Infância.
De acordo com a secretária Delma Andrade, é de suma importância a adesão da cadeia produtiva do setor turístico maranhense nas políticas públicas federais. “O Maranhão já está inserido em grande parte das iniciativas, buscando, cada vez mais, sinergia entre as estratégias estaduais com as do Governo Federal. Assim, poderemos fortalecer o turismo do Maranhão como pretende o governo Flávio Dino, ferramenta crucial para geração de emprego e renda”.
Publicado em Regional na Edição Nº 15403
Comentários