Profissionais de Educação Física participam do 8º Seminário Olimpíada e Cidadania, em São Luís

Com o objetivo de qualificar profissionais de Educação Física dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, visando os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, foi realizado, nessa sexta-feira (2), no Rio Poty Hotel, em São Luís, o 8º Seminário Olimpíada e Cidadania.
A idealização do evento é da Fundação Demócrito Rocha com o Ministério do Esporte e conta com o apoio do Governo do Maranhão, por intermédio das Secretarias de Estado Articulação Institucional e de Esporte e Lazer. O seminário prosseguiu nesse sábado (3), com palestra do atleta olímpico Robson Caetano, às 14h.
O secretário de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário, destacou o Seminário como fundamental pelos eventos esportivos que acontecerão no Brasil como Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014; e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
“Trata-se de um encontro voltado aos profissionais de Educação Física e com a reinauguração do Castelão poderemos ser sede de apoio às seleções que virão jogar a Copa de 214. Por isso, os profissionais têm que estar preparados”, disse Rodrigo Comerciário.
Conforme explicou o diretora da Fundação Demócrito Rocha, Cliff Villar, o Seminário Olimpíada e Cidadania abrange CE, PI e MA somando eventos nos três estados. Dentro de 15 dias acontecerá um em Caxias, na região dos Cocais Maranhenses. Ao final ocorrerá a 11ª edição, um encontro em Fortaleza, onde se reunirão os delegados. Cada seminário escolhe 25 delegados.
“O projeto que engloba, também, universitários é uma forma de inserir os profissionais nestes eventos esportivos mundiais, dando-lhe subsídios teóricos sobre a história dos esportes, sua evolução e a importância estratégica do evento a se realizar no Brasil”, completou Cliff Villar.
Os educadores e estudantes maranhenses estão otimistas em poder inserir profissionais que atuam na área de Educação Física na Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2016. “Estes seminários são uma ferramenta muito importante para os professores poderem trabalhar os desportos e a cidadania como conteúdo e conhecimento para dentro da escola”, afirmou o professor de Educação Física.
O Projeto Olimpíadas e Cidadania disponibilizará recursos pedagógicos, com a utilização de mídias variadas, para que os alunos tenham condições de ter um bom desempenho no aprendizado. As ferramentas educativas disponíveis para os cursos - oferecidos pela Universidade Aberta do Nordeste – são os seguintes: fascículos impressos, videoaulas, ambiente virtual de aprendizagem, linhas telefônicas, fax e atendimento eletrônico. O atendimento eletrônico pode ser realizado por meio dos emails fdr.com.br ou fdr.com.br”tutoria@fdr.com.br.
“Esta qualificação, por meio de cursos, vai acrescentar mais conhecimento e a oportunidade de aperfeiçoamento, de maneira a somar com o que aprendemos na universidade”, destacou a estudante de Educação Física da Ufma, Jéssica Baima. (Secom)