Entre os projetos futuros de investimentos do Maranhão apresentados está a construção dos berços 97, 98 e 99 no Porto do Itaqui.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, apresentou, nestas quarta (1º) e quinta-feira (2), em Dubai, nos Emirados Árabes, os novos projetos de investimentos para o Maranhão, durante o 3º Encontro Anual de Investimentos (Annual Investment Meeting). Na ocasião, o secretário se reuniu com o ministro de Desenvolvimento e Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Abdluah Al Saleh, responsável pelo maior fundo para investimentos daquela região.
O evento realizado, de 30 de abril a 2 de maio, no Centro internacional de Exibições e Convenções de Dubai pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, reúne empresários, investidores e executivos de fundos de investimentos globais em Dubai para apresentação e discussão sobre oportunidades de negócios ao redor do mundo. O encontro tem como tema central "O futuro cenário econômico internacional (Future International Economic Landscape)".
Mauricio Macedo, que representa a governadora do Maranhão, Roseana Sarney no Encontro, viajou a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI), juntamente com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, David Braga Fernandes. O MDCI organizou a viagem da delegação brasileira juntamente com a Apex-Brasil que montou em estande onde são realizadas reuniões de negócios e networking. Participam do encontro agências do governo federal, secretarias estaduais, entidades do setor privado e empresários.
Entre os projetos futuros de investimentos do Maranhão apresentados durante o encontro estão o Terminal Multimodal Industrial, o Terminal Fertilizantes de Fertilizantes, o Terminal de Contêineres e construção dos berços 97, 98 e 99 no Porto do Itaqui, em São Luís. Mauricio Macedo também apresentou o portfólio de investimentos já em implantação - cerca de R$ 120 bilhões, entre públicos e privados - além da infraestrutura de distritos industriais e de logística já existente no estado.
Além do Brasil, também participam do Encontro Anual de Investimentos representantes de países como Angola, Camarões, Canadá, Chipre, Equador, Etiópia, Gana, Indonésia, Kuwait, Laos, Líbia, Malásia, Marrocos, Moscou, Mianmar, Namíbia, Nigéria, Filipinas, Polônia, Arábia Saudita, Sudão, Tatarstão, Turquia, Zâmbia, EUA, e Iêmen.