O projeto de revitalização de praças realizado pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) tem mudado a paisagem de São Luís e gerado emprego e renda aos maranhenses neste momento de crise. As benfeitorias são feitas com recursos do Governo do Maranhão e contemplam diversos bairros da capital e do interior do estado. As obras da praça Viva Cidade Operária, o primeiro bairro a ser beneficiado com a intervenção, estão avançando e, no Cohatrac, os serviços já iniciaram.
De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano da Secid, Arlene Vieira, são investimentos em promoção de políticas públicas urbanas dirigidas à melhoria das condições de urbanidade que propiciam o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade e do bem-estar de seus habitantes. "Com essas obras, estamos gerando trabalho e renda, e mais importante: transformando espaços que antes eram subutilizados, em locais agradáveis, arborizados e propícios para a prática de esporte e lazer", destacou a gestora.
Seguindo a orientação do secretário das Cidades e Desenvolvimento, Rubens Pereira Júnior, as construtoras contratam mão de obra local. É o exemplo do morador da Cidade Operária, Joaquim Francisco, que elogiou os investimentos no bairro e atuação do Governo em melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Entrei no empreendimento e conquistei uma vaga como topógrafo. A falta de emprego está grande, mas como consegui esse aqui, a gente tem que agradecer ao Governo pelo investimento e por proporcionar trabalho para o povo e criar espaços arborizados, com área de lazer para todas as idades e segmentos".
Morador do Cohatrac, Martilho Palhano estava parado mais de um ano e conta que "a construção civil estava em baixa, em alguns lugares do país ainda continua, mas com esse incentivo do Governo, aqui no Maranhão, as coisas começam a se torna mais esperançosa", afirmou. Martilho é trabalhador da obra de revitalização da praça da igreja Nossa Senhora de Nazaré.
Publicado em Regional na Edição Nº 16527
Comentários