Secretários Jhonatan Almada (Ciência e Tecnologia), Tatiana Pereira (Juventude) e Felipe Camarão (Educação) e secretária-chefe da Assessoria Especial do Governador, Lene Rodrigues, em reunião com lideranças estudantis

O Governo do Estado e representantes da União Nacional dos Estudantes – UNE/MA e de universidades públicas e particulares do estado se reuniram no início desta semana para falar sobre as políticas do governo voltas para este segmento. Na conversa, que contou com a participação dos secretários Jhonatan Almada (Ciência e Tecnologia), Tatiana Pereira (Juventude) e Felipe Camarão (Educação), foram apontadas as várias iniciativas e instrumentos que o governo Flávio Dino tem criado para oportunizar e potencializar a participação dos representantes estudantis na tomada de decisões em relação às políticas públicas.
Na pauta da reunião, realizada no Palácio dos Leões, e que contou ainda com a participação da secretária-chefe da Assessoria Especial do Governador, Lene Rodrigues, foram tratados temas sobre educação superior e a criação do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O secretário Jhonatan Almada disse que o Conselho Estadual é um espaço que será institucionalizado e prevê a representação estudantil para ajudar o governo a pensar na política de ciência e tecnologia.
Ele lembrou que ano passado a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizou o 1º Fórum Estadual de Ensino Superior e discutiu as políticas implementadas pelas diferentes instituições públicas e privadas existentes no Maranhão.
“Este ano vamos realizar o segundo fórum e queremos contar com a participação dos estudantes na organização e mobilização”, disse Jhonatan Almada. Ainda na pasta de Ciência e Tecnologia foram apresentados os editais disponibilizados pela Secti e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Técnico do Maranhão (Fapema), que tem como público alvo os estudantes do ensino médio e graduação.
A secretária Tatiana Pereira destacou que a reunião serviu para ampliar o leque de ações do governo para os estudantes. “Estamos ampliando esse diálogo e colocando as propostas do governo. Dentro dos encaminhamentos que ficaram acertados foi defina a participação dos estudantes no Fórum de Ciência e Tecnologia, bem como no Comitê de Ciência e Tecnologia”, destacou Tatiana.
O diretor da UNE no Maranhão, Janilson D’Limma, disse que a construção do espaço que foi aberto pelo governo é importante para alinhar um debate em prol da comunidade acadêmica. Ele destacou a importância do Conselho Estadual da Ciência e Tecnologia, que vai abrir espaço de discussão para criação de políticas públicas que possam criar um ambiente acadêmico mais dinâmico e diverso.
Participaram, ainda, da reunião, representantes estudantis da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) da Faculdade Estácio e da Faculdade do Maranhão (Facam).