Cras foram entregues em várias cidades beneficiando a população com acesso a serviços públicos na área da assistência social

O Governo do Estado realizou, desde a última quinta-feira (5) até este sábado (6), a entrega de 14 equipamentos sociais, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. A maratona de entrega de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), novos e com estrutura moderna e adequada ao atendimento, revela o compromisso da gestão com o desenvolvimento social do estado e o cuidado com a população que mais precisa de atenção. A construção destas unidades nos municípios maranhenses reforça a parceria do Governo do Estado com as Prefeituras, que são as responsáveis pela manutenção e prestação dos serviços socioassistenciais.
Dividindo a missão com secretários de Estado, que estiveram presentes na maratona de entregas em cada cidade, o governador Flavio Dino inaugurou o Cras e Creas de Timon. Na oportunidade, ele destacou a sensibilidade e empenho do Governo do Estado em priorizar as políticas sociais. “A inauguração destes dois importantes equipamentos da Assistência Social vem reforçar a política que estamos desenvolvendo nessa área, cujo foco é garantir o acesso dessas famílias às políticas públicas, de modo que elas possam usufruir de uma rede de atendimento com toda a estrutura e serviços para acolher e responder às suas demandas”, informou o governador Flávio Dino.
Os Cras e Creas, além de serem a porta de entrada para os programas sociais do Governo do Estado, como Bolsa Família e Pronatec, tem uma equipe especializada, entre assistentes sociais e psicólogos que realizam atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência ou que cometeram ato infracional, vítimas de trabalho infantil e famílias nas mais distintas vulnerabilidades sociais. Para além dos 14 equipamentos sociais que foram entregues, o Governo do Estado pretende contemplar mais 86 municípios maranhenses.A população em situação de risco e vulnerabilidade de Timon passou a ter acesso a uma rede de assistência social com mais qualidade, estrutura e melhor adequada à demanda. Na quinta-feira (4), o governador Flávio Dino inaugurou as sedes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no município. Os dois equipamentos garantem a atenção a casos de violência, trabalho infantil, apoio ao adolescente e desestruturação familiar, além de garantir o acesso a programas sociais como o Bolsa Família. Mais de cinco mil famílias timonenses serão atendidas com os serviços do Cras e Creas.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista, entregou os Cras e Creas de Pastos Bons, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão, no sábado (6). Para ele, com instalações novas, é possível oferecer serviços de assistência mais qualificados e aconchegantes a quem já está tão calejado de privações e fragilidades. “Com estas duas instituições, as comunidades atendidas terão maior e melhor acompanhamento e acesso às políticas públicas. O Cras é a porta de entrada não só das políticas públicas sociais, mas de todas as políticas públicas. O nosso trabalho aqui é feito de forma intersetorial, daqui as famílias vão para a saúde, educação e outras áreas com serviços públicos importantes”, ressaltou Neto Evangelista.
A assistente social Márcia Barbalho Rego, que trabalha em Pastos Bons, destacou a importância do novo Cras para as famílias do município. “O espaço que tinha antes era muito pequeno e era alugado. Agora, com esse novo espaço, vamos conseguir expandir as ações na área da assistência social”, destacou. O Cras de Pastos Bons está localizado no bairro Poeirão e na região existem cerca de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social que serão beneficiadas com o Cras.
O município de Benedito Leite também ganhou um novo Cras. A entrega foi realizada pelo secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Márcio Honaiser. A dona de casa Maria Raimunda de Oliveira já é usuária dos serviços oferecidos no Cras e ficou admirada com a nova estrutura. “Sou beneficiária do Programa Bolsa Família, sou atendida e acompanhada pelo Cras, participo das reuniões de famílias. Temos um atendimento acolhedor pelos profissionais e principalmente pela assistente social e psicóloga. Estou feliz pelo novo Cras, pois é um espaço amplo e creio que vamos ficar melhor nas novas instalações”, destacou.
A secretaria municipal de Assistência Social de Benedito Leite, Shirley Sousa, ressaltou que, com o investimento do Governo do Estado no município, a partir da parceria com a Prefeitura, quem sai ganhando são os usuários dos serviços. “O município hoje está de parabéns em receber um espaço amplo, mais convidativo para o acolhimento dos beneficiários, dos usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um espaço de acolhimento e socialização. Agradecemos ao governador por ter dado continuidade a este projeto de suma importância para o nosso município, quem ganha é a população”, disse a secretária. (Mariana Salgado)