São Luís - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Seme), lança, nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Hotel Luzeiros, o XIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento é realizado em parceria com a Rede Brasil de Organismos de Bacia e Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Com o tema “Os desafios dos comitês de bacias na construção de pacotes pelas águas”, o Encob será realizado de 24 a 28 de outubro, sinalizando o esforço e compromisso do Governo do Estado em favor de um novo modelo de gestão pública dos recursos ambientais: planejado coletivamente, eficaz e responsável, além de sustentável ecológica e economicamente.
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, no cenário de investimentos que se evidencia no Maranhão, o Encob é um momento ímpar, pois irá propiciar uma exemplar experiência de governança para a gestão compartilhada dos recursos hídricos. “Temos envidado todos os esforços em favor das medidas de proteção, recuperação e uso sustentável dos recursos ambientais”, declarou o secretário.
Um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.
O evento, que deve reunir em São Luís, 1.200 participantes de todo o Brasil e cerca de 100 pessoas de outros países, na discussão da temática central, terá como sub-temas “A universalização do saneamento – o papel dos Comitês de Bacia” e “Água: da nascente aos centros urbanos – a importância da gestão integrada”.
No encontro, está prevista a realização de seis cursos de capacitação, apresentação de experiências pelos Comitês de Bacias, mesas de diálogo com a participação de especialistas da área, além de eventos setoriais como a Reunião das Redes de Organismos de Bacia.