As obras de melhoramento da MA-006 seguem em ritmo acelerado. Além das ações emergenciais nos 55 quilômetros entre Balsas a Fortaleza dos Nogueiras, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado, investiu R$ 5 milhões na recuperação de 127 quilômetros de Formosa da Serra Negra a Grajaú. Uma patrulha ostensiva nos trechos considerados mais críticos também garante a trafegabilidade das comunidades e o escoamento da produção agrícola durante o período chuvoso.
Nos trechos em que o pavimento foi perdido, está sendo aplicado um melhoramento na base, com alargamento da via. Nos demais, recuperação do asfalto, previsto para começar na próxima semana. Quem mora nas proximidades conta que a ação emergencial melhorou a trafegabilidade. “A gente fica muito triste por essa estrada ter se acabado assim. Já vi muita gente se perder em acidentes por causa das condições dessa estrada. Agora a estrada está melhor, se comparado ao que estava antes. Já dá para andar por ela”, disse a lavradora Maria Barros.
Pavimentada há mais de 30 anos, a estrada estava em estado de abandono, apesar de sua importância econômica. Outro problema é que a via foi construída sem planejamento para o escoamento da água, que no inverno escorria no meio do asfalto. Por isso, praticamente todo o pavimento se perdeu, deixando a rodovia com péssimas condições de trafegabilidade.
Além disso, outro ponto crítico da MA-006 é o perímetro urbano de Balsas, que também recebe a intervenção do Governo do Estado. A via será pavimentada, com asfalto adequado para o tráfego intenso do local e está recebendo drenagem nos pontos críticos.
Publicado em Regional na Edição Nº 15542
Comentários