As riquezas culturais e históricas e as belezas naturais e artificiais fazem do Maranhão um estado repleto de atrativos turísticos. Para potencializar a visitação aos seus principais destinos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), promoveu, na quarta-feira (14), blitz de turismo em agências de viagens da cidade de Imperatriz.
A ação, que foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e executiva de contas da rede BHG Hotéis, teve como objetivo intensificar a divulgação dos polos São Luís, Chapada das Mesas e Lençóis Maranhenses, além de ouvir dos agentes as necessidades locais e incentivar o turismo interno.
A superintendente de Promoção e Marketing da Sectur, Cristiane Muller, ressaltou que o Maranhão tem um potencial turístico muito grande, mas pondera que é preciso entender a realidade das cidades onde estão importantes equipamentos de turismo. “Conhecendo a realidade de perto é possível propor soluções adequadas. Imperatriz, por exemplo, tem um grande potencial para Turismo de Negócios e precisamos compreender o que é necessário dinamizar. Neste momento, foi unânime a citação das alterações da nossa malha aérea para a qual estamos dando tratativas que já apresentaram os primeiros resultados positivos”, explica.
No final de 2015, a demanda doméstica por viagens aéreas recuou 12,22%, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) em abril, em comparação com o mesmo mês de 2015, resultando com perda de rotas no Maranhão.
Para conter o declínio, uma das primeiras medidas, como parte de política de turismo do Governo, foi reduzir o Importo sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de aviação. Uma das mais recentes ações garantiu resultado rápido e a Sectur conseguiu recuperar quatro das setes rotas, como para Belém, Fortaleza, Teresina e Imperatriz, operadas pela Azul e que entraram em vigor neste mês. “Também com o objetivo de melhorar a malha aérea, estivemos em reunião com duas empresas de transporte aéreo, em São Paulo, para a prospecção de novos voos. Estamos otimistas e esperamos, em breve, contar com mais voos e atendimento de novas empresas”, ressalta o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga.
Publicado em Regional na Edição Nº 15711
Comentários