Ainda este ano, Ribamar Fiquene, localizada a cerca de 50 quilômetros de Imperatriz, vai receber uma escola novinha. O Governo do Estado, em parceria com o governo federal e por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, está construindo um centro de ensino com seis salas de aula. As obras iniciaram em janeiro e o investimento é de R$ 919.863,83.
O estudante Jairo da Costa Difroge conta que cerca de 400 alunos serão contemplados com a construção colégio. Segundo ele, hoje, em Ribamar Fiquene, o Ensino Médio só é oferecido à noite. Assim, muitos alunos, principalmente da zona rural se sentem prejudicados por causa da distância percorrida para chegar até a escola. "Com a entrega dessa escola, todos terão a oportunidade de escolher em qual turno estudar. Os principais contemplados são os alunos da zona rural, que moram até 45 quilômetros da cidade", afirma.
Durante sua última vistoria às obras da Região Tocantina, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, afirmou que as obras serão aceleradas para garantir a entrega da unidade de ensino o mais rápido possível. "Esta escola é uma parceria com o Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Às vezes há problemas com o repasse. Mas nós vamos entregar esta escola, mesmo que todo o recurso saia do Tesouro Estadual", assegurou.
Além da construção de novos prédios, o Governo do Estado tem investido na melhoria dos prédios das escolas já construídas. Em todo o Maranhão, aproximadamente 500 escolas já receberam intervenção. A meta é entregar a reforma de mais 200. Na região, cidades como João Lisboa, Balsas e Açailândia já foram contempladas com reparos nos centros de ensino.
Em Imperatriz, são quatro escolas reformadas - uma delas em andamento. A cidade recebeu também uma escola nova com 10 salas de aula, no bairro Parque Alvorada. Além destas citadas, estão sendo praticamente reconstruídos um colégio em Davinópolis e outro em Amarante.
Publicado em Regional na Edição Nº 15883
Comentários