O governo do estado concluiu essa semana a limpeza dos riachos que passam pela área urbana de Imperatriz. Os trabalhos começaram em março e o intuito foi dar vazão ao grande volume de água para evitar eventuais alagamentos, frequentes durante o período chuvoso. Foram contemplados os riachos Capivara, do Meio e o Bacuri (trecho da BR-010 até a foz). O trabalhou durou sessenta dias e, além da limpeza do canal, contou ainda com o aprofundamento da calha em alguns pontos.
O secretário de estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, explicou que a limpeza dos riachos faz parte dos investimentos do Governo do Maranhão em Imperatriz. “O prefeito Madeira solicitou ao governador Flávio Dino que executássemos a limpeza dos riachos e o governador imediatamente determinou o trabalho”, disse. “E mesmo com as intensas chuvas que caíram e ainda caem na região, após a limpeza pudemos ver que não existiram grandes alagamentos nas vias urbanas, com as águas escoando mais rapidamente. Isso demonstra que o trabalho preventivo teve o alcance planejado”, concluiu.
Além dos prejuízos financeiros causados pelas enchentes, todos os anos os moradores ficam sujeitos ao contágio de doenças devido ao contato com a eventualmente água contaminada. De acordo com a estudante Dayane Brito, durante o inverno (período chuvoso), os alagamentos são constantes na bacia dos riachos devido ao estreitamento da calha, principalmente por conta de lixo jogado no local e o crescimento do mato.
Mas, segundo ela, o trabalho executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura já mostrou resultado. “Aqui no Santa Rita, as enchentes são frequentes, no ano passado perdemos até um computador. Mas este ano o alagamento foi bem menor, por causa desse serviço de limpeza”, disse. Outro benefício da iniciativa é a preservação ambiental. Para manter os riachos limpos, é importante a colaboração da população com o descarte adequado do lixo. (Secom)
Comentários