Dos 22.505 estudantes maranhenses inscritos na 1ª edição do CNH Jovem, 21.304 estão aptos a participar da seleção para o programa este ano. O número foi divulgado nessa segunda-feira (3) pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), após o cruzamento de dados entre os sistemas do Departamento e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal responsável, entre outras avaliações, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os 21.304 estudantes aptos a participar do CNH Jovem deste ano passaram por uma triagem feita com base no cadastro do Enem 2014. Nessa triagem foram eliminados os estudantes que fizeram o Enem, mas deixaram de comparecer a alguma prova e não completaram o processo seletivo.
De acordo com o diretor geral do Detran, Antonio Nunes, todos os cuidados estão sendo adotados para garantir a idoneidade do programa. “Desde o início do processo o Governo do Estado está acompanhando as etapas para garantir que só participarão do CNH Jovem estudantes realmente aptos”, explica Nunes.
Criado este ano pelo Governo do Estado, o programa CNH Jovem oferece nesta primeira edição duas mil CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) gratuitas para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas maranhenses. Metade será destinada para os estudantes com melhores colocações no Enem 2014, e as outras mil CNHs serão distribuídas por meio de sorteio da Loteria Federal.
A lista dos jovens beneficiados pelo CNH Jovem deste ano será divulgada no próximo dia 12, Dia Internacional da Juventude, data em que o Governo do Estado receberá da Caixa Econômica a relação dos mil sorteados pela Loteria Federal. No mesmo dia serão anunciados outros mil candidatos beneficiados por conta da classificação no último Enem, segundo o ranking de notas do exame.

Abertura do cadastro Renach

Depois de divulgada a seleção, os jovens terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecerem à sede do Detran, ou a um dos postos avançados na capital e nas 15 Ciretrans, com os documentos exigidos pelo programa para realizarem a abertura do Cadastro Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). O candidato poderá optar pela categoria a que pretende iniciar o processo para obtenção da 1ª CNH: A, B ou AB.
Uma vez aprovado nos exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental, o jovem selecionado no CNH Jovem poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFCs) que tenha aderido ao Programa para iniciar o curso para a obtenção da carteira.

Perfil dos inscritos

·    Entre os inscritos no programa CNH Jovem há estudantes de 213 cidades maranhenses; 

·    59% dos inscritos são mulheres; 
·    41% do sexo masculino; 
·    81% dos participantes pertencem às cidades onde o trânsito é municipalizado.