A Secretaria de Estado da Fazendo (Sefaz) debateu durante essa semana medidas de ordem tributária de fiscalização e controle para melhoria da arrecadação estadual. Na reunião, foram definidas medidas emergenciais incluindo a notificação de devedores, entre outras ações direcionadas, especialmente, ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que responde por 94% da receita própria do Estado.
Durante a reunião, os servidores apontaram propostas como a criação de malhas fiscais para confronto de dados lançados nas notas fiscais eletrônicas e as declarações dos contribuintes, especialmente os substitutos tributários externos. As malhas incluem também as informações apresentadas pelas operadoras de cartões de crédito.
Entre as ações estão previstas medidas para controlar o pagamento da diferença de ICMS na entrada interestadual de mercadorias para as empresas do Simples Nacional, assim como será observado o cumprimento dos limites de faturamento para enquadramento das empresas no regime simplificado de tributação.
O secretário da Sefaz, Marcellus Alves, avaliou com atenção as propostas apresentadas e destacou o empenho de todos em encontrar soluções para este momento de emergência em que há um grande déficit de recursos diante das responsabilidades da gestão estadual.
Publicado em Regional na Edição Nº 15211
Comentários