Representantes do Governo do Maranhão dialogaram com os povos indígenas Krepim Kateje, do município de Itaipava do Grajaú, e Guajajara, da Aldeia Mussum/Terra Indígena Lagoa Comprida, de Jenipapo dos Vieiras, e debateram ações propositivas para garantir melhor qualidade de vida aos povos indígenas.
Os indígenas estiveram reunidos com representantes das Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Educação (Seduc), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Prefeitura Municipal de Itaipava do Grajaú e Câmara Municipal de Grajaú, onde aconteceu a reunião.
“A Sedipop cumpriu um papel mediador, de articulação entre os diversos órgãos governamentais implicados nas questões. Um documento foi elaborado e assinado pelos presentes, firmando compromissos; cada órgão deverá cumprir com suas responsabilidades nos prazos determinados, o que será monitorado pela Sedihpop”, declarou Thayane Tavares, Coordenadora de Articulação dos Programas de Proteção, da Assessoria Especial de Assuntos Indígenas da Sedihpop.
“Os órgãos presentes tomaram conhecimento e se comprometem nos pontos descritos em documento”, afirma o relatório, resultado da reunião entre os representantes do poder público e os indígenas.
Publicado em Regional na Edição Nº 15463
Comentários