O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, dialogou nesse fim de semana com os Comitês Municipais do ‘Mais IDH’ formados em Brejo de Areia, Governador Newton Bello e Conceição do Lago Açu. Durante os encontros, o secretário apresentou os objetivos e o andamento das ações do Plano ‘Mais IDH’ sobre as demandas das populações locais e as ações iniciais dos Comitês.
O secretário Francisco Gonçalves explicou como os Comitês podem colaborar na busca de soluções para os problemas dos municípios. “Junto à população local, precisamos encontrar a matriz de desenvolvimento de cada região e, assim, melhor compreender a economia local e os investimentos que precisam ser realizados para que os municípios se desenvolvam e esse desenvolvimento possa promover melhorias na vida da população”, afirmou.
Francisco Gonçalves acrescentou que a formação dos Comitês é uma determinação do governador Flávio Dino. “Temos um governador que delega e cobra a sua equipe e isso é muito importante dentro da gestão. Quem governa tem que saber falar, mas também saber ouvir. A mudança do IDH do Maranhão é uma prioridade nessa gestão e, para isso, nós temos as propostas, mas entendemos que essas propostas têm que ser pactuadas com as populações, representadas por estes comitês”, destacou o secretário.
Em Governador Newton Bello, o Comitê já deu início às atividades. Nessa segunda-feira (13), a equipe se reuniu com todos os secretários municipais, a fim de mobilizá-los para o trabalho em conjunto com o Estado nas ações do Plano ‘Mais IDH’. O coordenador do Comitê Municipal de Governador Newton Bello, Antônio Ferreira, representante da Câmara Municipal, salientou que os membros do Comitê estão comprometidos com o enfrentamento à pobreza no estado.
“A formação dos Comitês Municipais é uma iniciativa corajosa do governo estadual. Nas outras ocasiões não tivemos essa participação no governo. Agora, eu acredito que essa parceria com a atual gestão pode ser o primeiro passo para que nosso município possa sair dessa triste realidade”, afirmou.
Em Brejo de Areia, os membros dos Comitês destacaram que a falta de investimentos na área da Agricultura Familiar fez com que o desenvolvimento da região ficasse comprometido. “Quanto ao cenário em que vivemos, faltam muitos investimentos. A situação não é fácil, mas estamos esperançosos e trabalharemos juntos para enfrentar esse problema”, afirmou Jocilene Feitosa, que representa a Associação de Moradores do Povoado São Domingos, no Comitê de Brejo de Areia.
Comitês Municipais ‘Mais IDH’
O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), concluiu na sexta-feira (10) a instalação dos Comitês ‘Mais IDH’ em 29 dos 30 municípios incluídos no Plano de Ações ‘Mais IDH’. Por conta do acesso comprometido por causa das chuvas, apenas o Comitê de São João do Caru ainda não foi instalado.
Entre as equipes já formadas estão as de Fernando Falcão, Marajá do Sena, Arame, Lagoa Grande do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Santa Filomena, Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário, Amapá do Maranhão, Serrano do Maranhão, Cajari, Conceição do Lago Açu, Satubinha, Brejo de Areia, Araioses, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Milagres do Maranhão, Santo Amaro, Primeira Cruz, Belágua, Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter e São Francisco do Maranhão.
Comentários