A aceleração do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA), que está em andamento, foi debatida nesta quarta-feira (27) pelo secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luis Fernando Silva, com os diretores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc): Dionatan Carvalho, da área de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas; Josiel Ferreira, de Estudos Ambientais e Cartográficos; além do coordenador técnico do ZEE-MA, Luiz Jorge Dias.
Segundo o secretário Luis Fernando, o ZEE deve ser concluído até o fim do ano e entrará na fase de implantação em 2020. "O ZEE é um programa estratégico estabelecido pelo governador Flávio Dino com grande importância para alavancar investimentos para o estado, sobretudo, os privados", ressaltou.
O diretor da área de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do Imesc, Dionatan Carvalho, explicou que esta primeira fase do ZEE abrange 108 municípios do Bioma Amazônico, que estão localizados na região Noroeste do Maranhão, e correspondem a um terço do território. "Já a segunda etapa vai contemplar o zoneamento do Bioma Cerrado, atingindo todo o território estadual", informou.
ZEE
O Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA) é um importante instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), e que tem como características a formulação e a espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente.
Comentários