Escuta Pedagógica reuniu 300 professores na regional de Bacabal

Em continuidade à série de diálogos envolvendo professores da rede estadual, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas maranhenses, o Governo do Maranhão promoveu, nesta quarta-feira (15), Escutas Pedagógicas nas regionais de Bacabal, Viana e Caxias. Os encontros estão percorrendo todas as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão.
Bem avaliada pelos educadores da rede, a escuta já está na segunda fase e é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com objetivo de discutir a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos maiores desafios da educação no Maranhão para os próximos anos.
Em todos os encontros, secretários adjuntos da Seduc estão discutindo com os educadores da rede indicadores educacionais das escolas nas respectivas regionais, e, a partir disso, os professores apresentam suas proposições que possam levar à melhoria das práticas, elevando a qualidade da educação ofertada na rede, e, consequentemente, os índices educacionais.
Em Caxias, a escuta reuniu 130 professores no Auditório da Prefeitura Municipal. Para eles, foi um momento de interação entre a Seduc e os educadores. "Os professores estão no dia a dia diretamente trabalhando com o ensino e se esforçando para melhorar a qualidade da educação. Esse encontro é fundamental para a interação com os professores e contribuir para que melhore sua didática, planejamento e quem ganha com isso é aluno. Ele é o principal beneficiado", destacou a professora Antônia Josilene do Carmo, do C.E. Eugênio Barros.
Já Gutemberg Mentor, professor dos Centros de Ensino Thales Ribeiro e Aluísio Azevedo, ressaltou que os diálogos representam uma proposta louvável do Governo do Estado de ouvir os professores. "É importante porque o governo está ouvindo o que os professores têm a dizer e como eles podem colaborar com o andamento do ensino e da aprendizagem no estado do Maranhão", disse.
Na Unidade Regional de Educação de Viana, o diálogo envolveu 133 professores e foi realizado no Centro de Ensino Raimundo Marcelino Campello, bairro Democrata, em Viana. "Quero parabenizar o Governo, a Seduc, pela condução do processo das escutas pedagógicas. Os encontros são interativos e os professores podem expor suas ideias e trazer soluções a partir de sua vivência em sala de aula e isso contribui muito para a educação do nosso estado", avaliou o professor de Língua Portuguesa, João Batista Soeiro, do Centro de Ensino Nossa Senhora da Conceição, em Viana.
"Queria expressar minha alegria em poder participar desse encontro, denominado de Escuta Pedagógica, promovido pelo governo, que tem o objetivo de ouvir atentamente a opinião dos professores acerca da educação maranhense pública e de qualidade e construir coletivamente um planejamento para formar cidadãos, agentes ativos com capacidade plena de influenciar na realidade de sua família, do estado", realçou o professor de Filosofia, do C.E. Marcelino Campelo, Fábio Soares Raposo.
A professora Isabel Coelho Paiva, do C.E. Paulo Cordeiro, no município de Cajapió, apontou que as escutas servem como momento formativo para os professores. "Esse momento está sendo muito válido porque discutimos aqui temas importantes como os indicadores educacionais e reforça a questão da qualidade do ensino", opinou.
Na regional de Bacabal um total de 300 professores também discutiram questões relacionadas à melhoria do ensino dos diferentes componentes curriculares do Ensino Médio. A primeira etapa das escutas pedagógicas foi iniciada na semana passada nas UREs de Chapadinha, Pedreiras, Barra do Corda e Presidente Dutra. Nesta quinta-feira (16) é a vez dos educadores de Rosário, Pinheiro e Timon; dia 20 (segunda-feira) em Balsas, Codó e Imperatriz; dia 21 (terça-feira) nas cidades de São João dos Patos, Zé Doca e Açailândia. A última fase será realizada em março, em São Luís, com data a ser definida.