O Governo do Maranhão divulgou, nessa segunda-feira (29), o edital de convocação para indicação da cidade de lotação dos candidatos classificados e aprovados no concurso público para Professor do Estado. Os aprovados poderão realizar a escolha no site da Fundação Sousândrade (Fsadu), de 1º a 4 de março, conforme o quantitativo de vagas oferecidas por disciplina.

O edital de convocação é para os candidatos concorrentes nas disciplinas de Arte, Atendimento Educacional Especializado, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Língua Estrangeira – Espanhol, Língua Estrangeira – Inglês, Língua Portuguesa, Revisor de Braille, Sociologia e Transcritor de Braille.
A lotação dos profissionais nomeados será em Unidades de Ensino nas zonas rurais e urbanas, das Unidades Regionais de Educação, definida mediante a escolha feita pelo próprio candidato, respeitando a ordem de classificação final no concurso e o quantitativo de vagas oferecidas por disciplina.
Os educadores aprovados e classificados farão parte do quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc). Destacando a importância dos profissionais para a mudança dos índices educacionais do Estado, o resultado final do certame foi homologado na última terça-feira (23), pelo governador Flávio Dino. “Desejo que os novos professores do Maranhão se somem aos demais na busca de uma educação de qualidade para nossos jovens”, disse.
A secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, explica que, após o término deste prazo de escolha dos locais de lotação, será oficializada a nomeação dos aprovados, respeitando os critérios de escolha definidos no edital. “Acredito que, até o início do mês de março, estaremos nomeando todos estes professores, que, logo ao serem empossados, darão início ao estágio probatório”.

Concurso

Lançado em novembro de 2015, o concurso abriu 1,5 mil vagas com salário-base mensal de R$ 4.985,44 (vencimento mais 104% de Gratificação de Atividade do Magistério) - para jornada de 40 horas semanais, o que representa uma remuneração, por hora, de R$ 32. Esta remuneração está entre as maiores para a categoria, em todo o país. A medida anunciada por Flávio Dino visa corrigir o déficit de profissionais de educação.
A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, realçou o valor da iniciativa: “O concurso público para professores é mais uma ação do governo Flávio Dino de valorização dos profissionais da educação, com vistas à qualidade do ensino e da aprendizagem dos nossos estudantes. Além disso, o certame também possibilita o ingresso de profissionais da educação especial ao Sistema Estadual de Ensino, melhorando, dessa forma, o atendimento às pessoas com deficiência, matriculadas nas nossas escolas”, comentou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, afirma que a abertura do concurso para professores foi fruto de uma luta histórica dos profissionais da educação do estado atendida pelo governador Flávio Dino. “O concurso atende a uma pauta importante do Sinproesemma, que vê como fundamental a diminuição da contratação temporária na rede estadual de ensino. Por outro lado, dá à comunidade em geral a oportunidade de ingresso no serviço público, fortalecendo a educação no nosso estado”, relatou Julio.