Cláudio Azevedo, Robert Bringel (prefeito de Santa Inês), deputada Vianey Bringel, Hildo Rocha e Raimundo Cutrim

“Este evento simboliza a colheita dos primeiros frutos plantados nos Seminários Regionais de Lideranças”. A declaração é do secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, durante a solenidade de assinatura de convênios com as Prefeituras de Cajari, Joselândia, Nina Rodrigues, Penalva e Santa Inês, realizada na quarta-feira (30), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
Os convênios destinam-se à aquisição de kits de pesca, construção de mercados públicos, matadouros, ampliação de açudes e construção de viveiros. O evento, presidido pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, teve a presença dos deputados estaduais Raimundo Cutrim (DEM) e Vianey Bringel (PMDB), dos prefeitos de Santa Inês, Robert Bringel; de Cajari, Joel Dourado Franco; de Nina Rodrigues, Iara Quaresma; e de Joselândia, Édila Queiroz. O secretário municipal de Administração e Finanças, Antonio César Costa Silva, representou a prefeitura de Penalva. Também presentes diversos vereadores municipais.
Hildo Rocha ressaltou que o projeto dos seminários, idealizado pela governadora Roseana Sarney, destinado a ouvir a comunidade e eleger as prioridades de cada município, foi uma iniciativa bem recebida pelos municípios. “Por meio de audiências públicas, o governo ouviu a população, recebeu as demandas e agora, através de indicações dos deputados estaduais, as solicitações começam a ser atendidas”.
Rocha parabenizou o empenho e a competência da equipe da Sagrima que, na opinião dele, “trabalhou com muita eficiência possibilitando assim a agilização dos convênios que irão contribuir para dinamizar a economia dos municípios e melhorar a qualidade de vida da população”.
O secretário Cláudio Azevedo destacou os benefícios que resultarão dos convênios firmados. “A construção dos matadouros significa mais higiene e melhor qualidade da carne adquirida pelos consumidores. Os mercados irão oferecer mais conforto à população, que passará a dispor de um ambiente mais limpo e os pescadores irão produzir mais. Isso estimula a economia, interfere positivamente na saúde pública e fomenta as atividades da agricultura, da pecuária e da pesca”, declarou Azevedo.
O deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD) afirmou que a construção de um matadouro é uma das demandas apresentadas pelas lideranças políticas de Penalva apresentadas durante os Seminários realizados pelo Governo. “Agora, esse desejo da população será atendido”.
O parlamentar disse que os convênios irão beneficiar toda a população dos municípios contemplados. “Os pescadores, os criadores de gado, os feirantes e a população em geral serão beneficiados porque passarão a contar com Matadouros construídos de acordo com as exigências legais, com mais conforto e higiene”, declarou Cutrim. O prefeito de Cajari, Joel Dourado Franco (PRB), disse que os kits de pesca, que incluem motores de rabeta, redes de amalhar, bóias, coletes salva-vidas e caixas térmicas, irão possibilitar aos pescadores melhores condições de trabalho.
“Os remos serão substituídos por motores facilitando a subida e a descida dos rios. Com isso os pescadores irão melhorar a dinâmica do seu trabalho. Eles terão mais produção com menor tempo. Dias melhores virão. É um grande avanço porque vai melhorar todos os procedimentos de abate e manuseio da carne, que é consumida em Penalva. Antes, era tudo muito precário. A prefeitura fez várias intervenções e melhorou bastante, mas não era o ideal”, sentenciou o prefeito.
Agora, com a assinatura do convênio, o município será contemplado com a construção de um matadouro que atenderá todas as especificações técnicas e legais e ambientais, destacou o secretário de Administração e Finanças Penalva, Antonio César Costa Silva. Na opinião do vereador de Penalva, Ronildo Campos (PP), a construção do Abatedouro Municipal de bovinos e bubalinos é muito importante. “É bom não só pela estrutura física, mas, principalmente, pelos ganhos que trará à saúde pública do município”. (José Luiz Batalha)