Como parte das ações para alavancar a agricultura familiar do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realiza dessa segunda-feira (18) até quarta-feira (20), uma missão técnica relacionada à inclusão do Maranhão às ações do Projeto ‘Rota do Cordeiro’. O projeto faz parte do programa ‘Rotas da Integração Nacional’, do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos.
A ovinocaprinocultura representa uma importante atividade econômica para o Nordeste Semiárido, graças às condições favoráveis da região para a exploração da atividade e à diversidade de produtos que podem ser explorados comercialmente como carnes, peles, leite e derivados.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste detém 91% e 57%, respectivamente, dos rebanhos caprinos e ovinos brasileiros.
A missão consiste na análise e conhecimento do potencial do rebanho de ovinos e caprinos do estado. Para isso o representante do Ministério da Integração Nacional e responsável pela Rota do Cordeiro, Vitarque Lucas Paes Coelho e o pesquisador da Embrapa Octávio Rossi farão visitas a áreas ligadas a esta cadeia produtiva.
O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, desde os insumos básicos, passando pela produção até o comércio. O projeto ainda contribui com a inclusão socioeconômica das regiões mais pobres do país aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.
A partir da análise e necessidades dos produtores de ovinos e caprinos do Maranhão é que a ‘Rota do Cordeiro’ atuará na forma de capacitação, assistência técnica, edificação e até construção de centros de terminações. Com a inclusão do Maranhão na Rota do Cordeiro pretende-se modernizar a produção, melhorando a renda do produtor além, de beneficiar, também, o consumidor com produtos seguros, com melhor qualidade e boa oferta.
Para o secretário da SAF, Adelmo Soares, o Estado só tem a ganhar com a Rota do Cordeiro. “Tanto a Rota do Cordeiro quanto a Rota do Mel são importantes para o Maranhão porque impulsionam dois setores e duas cadeias produtivas que são prioritárias no governo Flávio Dino, dados os investimentos no Programa ‘Mais Produção’. Isso só tende a ampliar ainda mais a produção de ovinos e caprinos. Acreditamos que estamos no caminho certo e somadas as forças iremos proporcionar ainda mais o desenvolvimento ao nosso estado”, disse.

Defesa

Na última sexta-feira (15) a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) representada pelo superintendente de Organização Produtiva, Josenildo Cardoso e a gerente da cadeia ovinocaprino, Rafaella Nascimento, foi até Recife (PE) defender a inclusão do estado na Rota do Cordeiro. Além da defesa, foram discutidas a inclusão dos territórios com maior rebanho, ações para a carteira de projetos, principais gargalos e ainda programas de governo.