Secretário José Costa, presidente da Fapema, Rosane Guerra, reitores e demais autoridades durante apresentação do projeto

O projeto do Governo do Maranhão para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi apresentado, nesta quarta-feira, (24), pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa, e pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra, durante evento realizado no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís.
O projeto tem como meta ampliar o número de atividades na capital e no interior do estado e para isso a presidente da Fapema, anunciou que a partir desta quinta-feira (25) estará na página da fundação o edital de fomento a realização de atividades durante a semana que acontecerá de 16 a 27 de outubro.
Em 2012, o Maranhão realizou 1.800 atividades durante a SNCT, em 44 municípios do estado, o que lhe rendeu o primeiro lugar entre os estados do Nordeste e o quinto no Brasil. “Ano passado, a semana foi um sucesso e queremos que, este ano, seja melhor ainda, que a gente mantenha o primeiro lugar no Nordeste e vamos avançar para ocupar o primeiro lugar nacional. Para isso precisamos da ajuda dos parceiros”, disse o secretário José Costa.
Rosane Guerra destacou a importância da participação dos parceiros. “Os patamares atingidos ano passado, não seriam possíveis de ser atingidos pelo governo se não pela participação de todos os que se agregaram ao projeto, como a s secretarias de Estado, prefeituras, empresas públicas, de economia mista, privadas”.
A reunião de lançamento da semana é o momento em que o governo convida os parceiros a participara desse importante evento de divulgação científica. A solenidade contou com as presenças do reitor da Universidade estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira; da secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudete Ribeiro; do Ceuma, Marços Barros; diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai), Marco Antônio Moura, entre outros parceiros.

Estímulo a pesquisa
A SNCT, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, é coordenada pela Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e pela Fapema. Este ano, tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte” e a proposta estimular pesquisas que tenham como meta a divulgação de temas científicos e tecnológicos relacionados com saúde e esporte. A intenção é ampliar o debate em escolas, universidades e comunidades como forma de integrar o maior número possível de pessoas com o tema proposto.
O Ministério da Ciência e Tecnologia aposta no atrativo dos grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil - Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016) - para despertar a participação popular e estimular a produção de conhecimento entre os pesquisadores.
A presidente da Fapema destacou que o lançamento é a primeira reunião preparatória para a semana que visa despertar o interesse e atenção para a realização de atividades durante a SNCT. “Da mesma forma dos anos anteriores estamos lançando edital de apoio a atividades durante a semana, com maior aporte financeiro e ainda estendendo as escolas municipais, não apenas de ensino médio, mas também as de ensino fundamental” contou a presidente.
Rosane Guerra disse que a ideia é que as ações ocorram em todos os municípios. “Ano passado tivemos atividades em 44 municípios e este ano nossa expectativa é de, pelo menos, triplicarmos esse número tendo atividade em praças, escolas, entre outros locais”, completou. O edital serve para apoiar a realização de feiras de ciência, atividades lúdicas, filmes científicos, uma gama enorme de possibilidades durante o evento.

Parceiros

Para o reitor do Ceuma, Marcos Barros, a semana é um momento importante para incentivar a pesquisa e a produção científica. “Estamos com uma maior quantidade de mestrado e doutorado nas áreas ligadas a área saúde e somos parceiro em todas as formas na realização de palestras e apresentação de nossos programas de mestrado, doutorado e pesquisa”, informou.
“Este é um evento importante porque é uma oportunidade de tornar público a produção cientifica realizada nas universidades. Temos um grande público que participa do evento e isso faz com que possamos popularizar a ciência, observou o reitor da Uema, José Augusto Oliveira.
Segundo informou o vice-reitor da Ufma, Antônio Oliveira, a novidade da universidade para a SNCT 2013 é o Ciência Móvel, um veículo que foi adquirido através de financiamento do CNPq em conjunto com a Fapema e que transporta experimentos para a população que não tem acesso a essas informações. “A ciência é apresentada de forma lúdica e prazerosa, da forma como apresentamos durante a semana”.