O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou a audiência devolutiva do Orçamento Participativo (OP) 2016, no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro. Na atividade, foi apresentado o panorama das ações do OP à população maranhense para o próximo ano e apresentado o andamento das obras eleitas na edição do ano passado do programa.
A devolutiva é a última etapa do Orçamento Participativo, por meio do qual a sociedade pode acompanhar, participar e auxiliar na gestão e no controle do orçamento público. Uma das mais importantes políticas do governo Flávio Dino, o OP dá oportunidade aos maranhenses para decidir como os recursos públicos devem ser investidos em 15 territórios regionais, nos quais estão distribuídos os municípios do Maranhão.
Pessoas de diferentes locais do Maranhão compareceram à Devolutiva, em São Luís. Grupos dos territórios dos Campos e Lagos; Vale Itapecuru, Baixada Ocidental, Vale do Pindaré e outras regiões acompanharam o andamento do Orçamento Participativo. 
Durante a devolutiva, foram apresentadas as 16 obras e ações (veja a lista abaixo), escolhidas e votadas pela população nas escutas e na votação do Orçamento Participativo.  
Além da devolutiva do Orçamento Participativo 2016, foi realizada uma mesa de monitoramento do OP do ano passado. O momento expôs a importância da mobilização e sua influência na construção do orçamento público do Maranhão.  

AÇÕES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2017

Vale do Pindaré
- Implantação do Instituto Estadual de Educação do Maranhão na Região do Vale do Pindaré;
Alto do Turi Gurupi
- Construção de Campus Universitário da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na região
Campos e Lagos
- Expansão e estruturação de Campi da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) 
Vale do Itapecuru
- Construção de Centro Universitário da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e criação do IEMA por Microrregiões
Cerrado Amazônico
- Construção de espaços culturais e revitalização dos já existentes: teatros, casas de artesanato, centros culturais e museus
Cocais
- Criar programas de Incentivo (Extrativismo do babaçu, apicultura, suinocultura, avicultura e outros)
Baixada Ocidental 
- Construção de complexo portuário estratégico para escoamento de produção pesqueira na região
Lençóis Munim
- Implantação e ampliação do sistema de abastecimento de água e da rede de esgoto na região 
Cerrado Sul
- Construção e manutenção do Hospital e Maternidade Regional de Alta Complexidade, com Unidade de Tratamento Intensiva (UTI)
Vale do Mearim
- Conclusão de hospitais com obras em andamento com centros de especialidades médicas regionais com devido sistema de atendimento móvel 
Sertão do Maranhão 
- Construção de um Hospital de Alta Complexidade na região do Médio Sertão e ampliação do hospital de Urgência e Emergência da região de Presidente Dutra.
Baixo Parnaíba 
- Conclusão de Hospital (Traumatologia e UTI) e retomada e conclusão de Centro de Hemodiálise
Centro Maranhense
- Ampliação dos serviços de saúde da região: UTI para adultos e crianças, bancos de sangue, serviço de hemodiálise, maternidade regional, Instituto Médico Legal e eletroencefalograma
Médio Mearim
- Construção de hospital macrorregional de Média e Alta Complexidade com UTI neonatal e aparelhagem completa
Metropolitana
- Estruturação da estrada Nossa Senhora da Vitória que interliga a Avenida São Luís Rei de França até a Estrada da Maioba
- Criação do Centro de Referência da Juventude