Como parte do processo de mobilização para as Eleições Diretas de Gestores Escolares, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou nessa terça-feira (4) web conferência direcionada aos gestores e diretores das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado (UREs) e formadores para apresentar o calendário atualizado da Eleição e tirar dúvidas sobre o processo.
“Estes encontros servem como espaço para reflexão e debates, os quais serão compartilhados junto às escolas do Sistema Estadual de Ensino. Assim, reiteramos a importância desse diálogo sobre gestão democrática para que possamos fortalecer todas as ações referentes ao processo de escolha dos gestores escolares”, afirma a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.
Na ocasião, a coordenadora de Macropolítica de Educação, Ana Champoudry, explicou que as regionais devem utilizar o material enviado pela Seduc, contendo orientações sobre a eleição, no processo formativo e que deve ser replicado para a comunidade escolar. “Estamos iniciando uma nova etapa, que é o processo formativo. É importante o envolvimento de toda a comunidade nesse processo, porque estamos construindo uma nova configuração de escola com esse momento de gestão democrática”, disse. Champoudry.
De acordo com a coordenadora do processo seletivo de gestores, Francisca Lima Oliveira, fica a cargo de cada uma das UREs a metodologia escolhida para estudo e replicação do material. “As regionais têm em mãos todo o suporte com orientações, textos e DVDs. E é a URE que vai escolher de que forma vai se mobilizar a comunidade escolar para trabalhar o material”, ressaltou.
Ampliando o debate
Além de fortalecer os debates, os encontros formativos têm o caráter de levar a discussão não só para a comunidade escolar, mas também ampliar o seu alcance à sociedade civil organizada.
Para ampliar a discussão acerca do processo seletivo, foram priorizados, além da formação, fóruns de discussão, mesas temáticas, videoconferências e a disseminação de artigos de autores que tratam da gestão democrática e participativa.
“Por ser uma ação de grande abrangência nos aspectos estruturais, administrativos e político-pedagógicos, a eleição de gestores exige mobilização, participação e articulação efetiva das UREs. Conforme temos observado, tem sido exigido de todos os profissionais um amplo debate, entendendo como processo formativo que envolve toda a comunidade escolar e, por isso, precisa ser desenvolvido de forma compartilhada, democrática e participativa”, enfatizou a secretária Áurea Prazeres.
A partir da próxima semana estarão disponíveis no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) textos que tratam da temática para ampliar a discussão e servir de base para estudos dos candidatos ao cargo de gestor.
Os exames de certificação, aos quais os candidatos serão submetidos após curso de formação continuada e aplicação de provas, serão aplicados no mês de novembro. As eleições serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Comentários